MALDANER: DEFESA CIVIL TEM DE SER APOIADA POR CAUSA DO " EL NIÑO"



Depois de constatar em plenário "que os brasileiros são totalmente imprevidentes", o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lamentou hoje (dia 22) que ainda não esteja aprovado projeto de sua autoria que destina 0,5% da arrecadação dos seguros de carros novos para entidades de defesa civil. "Num momento em que se anuncia a possibilidade de catástrofes provocadas pelo fenômeno 'El Niño', nossa defesa civil deveria estar preparada para socorrer as populações atingidas", disse.

- Quem está no governo tem de pensar nisso e se antecipar. Depois das enchentes, a liberação de dinheiro para socorrer vítimas demora até três meses, mesmo com o presidente assinando medida provisória - observou Casildo Maldaner. Ele pediu aos senadores que votem com rapidez o seu projeto que destina dinheiro à defesa civil.

De acordo com Maldaner, o projeto é uma espécie de seguro contra catástrofes coletivas sobre o meio ambiente. Ele lembrou os milhares de desabrigados em Santa Catarina durante as enchentes de 1983 e disse que as populações do alto Itajaí vivem momentos de expectativa com as notícias sobre o "El Niño".

Casildo Maldaner criticou o governo federal por ter acabado com o órgão que cuidava da construção de barragens contra enchentes e hoje "ninguém faz sua manutenção". Só em Santa Catarina, três barragens estão sem manutenção há anos, acumulando detritos e areia e reduzindo sua capacidade de retenção de águas nas enchentes. "O governo deveria pelo menos entregar essas barragens aos estados", opinou.

22/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO "EL NIÑO" PROPÕE DIRETRIZES PARA DEFESA CIVIL

COMISSÃO "EL NIÑO" PROPÕE DIRETRIZES PARA DEFESA CIVIL

COMISSÃO DO EL NIÑO PROPÕE CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL

CCJ APROVA DIRETRIZES NACIONAIS DE DEFESA CIVIL PROPOSTA PELA COMISSÃO DO "EL NIÑO"

MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL

Defesa Civil de MS calcula prejuízo de mais de R$ 1 bi na lavoura de soja por causa das chuvas