Inácio Arruda: Crise pôs o neoliberalismo na lata do lixo
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) declarou nesta quarta-feira (29), em Plenário, que a crise financeira internacional fez com que os países capitalistas mais ricos "colocassem o neoliberalismo na lata do lixo". Ele disse ainda que "não há saída para o governo norte-americano, por exemplo, a não ser recorrer ao Estado".
- Hoje vemos analistas e acadêmicos boquiabertos com o que está acontecendo - afirmou o parlamentar, acrescentando que "eles jamais imaginaram crise de tal monta no mundo capitalista".
Inácio Arruda citou como exemplo o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, cujo governo adotou uma série de medidas que envolvem a intervenção estatal - algumas delas, destinadas a proteger os bancos do país - que vêm sendo interpretadas como um ato de nacionalização de parte do setor financeiro inglês.
- Gordon Brown enquadrou a União Européia, que desejava uma saída de gosto mais liberal - argumentou ele.
Sobre o Brasil, o senador avaliou que o país "tem todas as condições de acertar o passo [na economia]; aliás, tem acertado".
Inácio Arruda ainda fez comentários sobre o segundo turno das eleições para prefeito, ocorrido no último domingo (26). Segundo ele, o pleito foi mais um passo para a consolidação da democracia no Brasil, "o que permite vislumbrar o progresso e o desenvolvimento do país".
29/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda responsabiliza mídia e parlamentares por crise no Senado
Inácio Arruda quer ouvir Mantega e Luciano Coutinho sobre a crise mundial em reunião conjunta da CI, CAE e CAS
Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda
Inácio Arruda saúda Garibaldi
Inácio Arruda se diz surpreso com as abstenções
Inácio Arruda compara ACM a Tolstói