Inácio Arruda elogia decisão do governo de destinar 'royalties' do petróleo para a educação



Em discurso nesta segunda-feira (3), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional destinando 100% dos recursos dos royalties futuros da exploração do petróleo para a educação. Entretanto, o senador cobrou do governo que essa medida valha tanto para os recursos recebidos por estados e municípios quanto para os da União.

O senador disse que a União não pode pedir ao município de Fortaleza ou o estado do Ceará destinem os recursos dos royalties para a educação, enquanto "fica fora"

- Quer dizer, não podemos fazer cortesia com o chapéu alheio. Eu pleiteio que façamos uma destinação integral. Que os royalties da União, dos estados e dos municípios sejam destinados para a educação – afirmou.

Inácio Arruda lembrou que propostas semelhantes já tramitaram ou ainda tramitam no Senado e na Câmara destinando esses recursos prioritariamente à educação. Ele pediu que o governo analise as propostas ainda em tramitação, incluindo projetos de senadores.

- Acho que o governo compreendeu que essa riqueza não pode ser deixada de lado sem ter um emprego razoável, sem que a gente destine esses recursos para a educação para deixar um grande legado – disse.

Palestina

Inácio Arruda tmbém parabenizou o povo palestino pelo reconhecimento, por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas, de que a Palestina é “estado observador não-membro” na Organização das Nações Unidas (ONU). O fato significa uma elevação de status, pois até então a representação palestina na ONU tinha apenas o status de “observador simples”, mesma classificação de várias organizações internacionais.



03/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda elogia vinculação de ‘royalties’ do petróleo à educação

Inácio Arruda defende recursos do petróleo para a educação e comemora 58 anos da Petrobras

Inácio Arruda cobra explicações do governo sobre atraso de leilão de áreas de petróleo e gás

Inácio Arruda elogia política de redução de juros do governo federal

Inácio Arruda elogia medidas do governo em prol dos direitos humanos

Inácio Arruda comemora aprovação de urgência para veto a projeto dos royalties