Inácio Arruda elogia PEC de Valadares que restitui obrigatoriedade de diploma para jornalistas



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) elogiou, na noite desta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que restitui a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Inácio Arruda, que é relator da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), registrou que ele e Valadares participaram, na segunda-feira (24) em Fortaleza (CE), de audiência pública sobre o tema.

Na interpretação de Inácio Arruda, a proposta de Valadares "vai reparar uma decisão absolutamente equivocada do Supremo Tribunal Federal ao decidir que para produzir e transmitir a informação não se precisa de um profissional adequadamente formado, preparado para conduzir o processo de transporte das informações para o povo brasileiro".

Em aparte, Valadares agradeceu a hospitalidade dos presentes à audiência pública realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) e afirmou que sua PEC visa reconhecer o diploma como "condição indispensável ao exercício do jornalismo".

Também em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a iniciativa de Valadares e cobrou do colega a realização de uma audiência pública para tratar do mesmo tema em Porto Alegre (RS).

Petrobras

Inácio Arruda também comentou - e leu na íntegra - carta de apoio à Petrobras elaborada pelos participantes do 19º Festival Ibero-americano de Cinema (CineCeará), realizado de 28 de julho a 4 de agosto em Fortaleza.

- Foi aprovada uma carta de apoio à Petrobras assinada por cineastas, atores, produtores e diretores de cinema de todo Brasil. O documento obteve 288 assinaturas - disse o senador.

Na carta, os signatários manifestam "irrestrito apoio à Petrobras, que, através de sua política de patrocínio, transformou-se na maior empresa apoiadora da cultura brasileira". Além disso, elogiaram o programa de patrocínio Petrobras Cultural que, segundo eles, "dá transparência e democratização necessárias ao pleno alcance social e à afirmação da identidade brasileira" ao estimular a produção de projetos culturais "de interesse público e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional".

Inácio Arruda acrescentou que além da produção de audiovisual, a Petrobras apóia projetos diversos em todo o país.



25/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda apóia manifesto em defesa da manutenção do diploma para jornalista

Inácio Arruda espera celeridade na tramitação da PEC dos Jornalistas na Câmara

Inácio Arruda elogia decisão do governo de destinar 'royalties' do petróleo para a educação

Inácio Arruda defende diálogo com MST e elogia postura dos manifestantes

Inácio Arruda elogia vinculação de ‘royalties’ do petróleo à educação

Inácio Arruda elogia política de redução de juros do governo federal