Inácio Arruda informa que paraguaios elegeram representantes para o Parlamento do Mercosul
Ao comentar a recente eleição de Fernando Lugo para a Presidência do Paraguai, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) informou que os paraguaios também elegeram no domingo (20) os 18 representantes do país para o Parlamento do Mercosul. O senador ressaltou o fato de serem esses os primeiros parlamentares eleitos pelo voto especificamente para atuar na instituição, o que deve ocorrer nos outros países membros do bloco nos próximos anos. Para o senador, o Parlamento do Mercosul vem, aos poucos, ganhando "grande fôlego e destaque".
Inácio Arruda afirmou que a eleição do chamado "bispo dos pobres" - como ficou conhecido o ex-bispo Fernando Lugo - significa o fim de "seis décadas de comando de uma oligarquia" no Paraguai.
- A eleição de Lugo para presidente do Paraguai confirma a tendência sul-americana de escolher governos voltados para o atendimento das necessidades de seus povos e que se contrapõe às oligarquias regionais e aos representantes principalmente do imperialismo contemporâneo, que é o imperialismo norte-americano, essa nação poderosa que tem exército espalhado por todos os continentes - disse o senador.
Inácio Arruda lembrou que o principal tema da campanha de Lugo foi a revisão do Tratado de Itaipu e considerou importante que Brasil e Paraguai tratem do assunto de maneira equilibrada e amistosa, levando em consideração as realidades de cada país.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comentou o pronunciamento do colega e elogiou a política externa do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em especial o desempenho do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
24/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda festeja instalação do Parlamento do Mercosul
Inácio Arruda presta solidariedade aos paraguaios e confirma que é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza
Inácio Arruda informa que discutirá sustentabilidade de cidades na Rio+20
Para Inácio Arruda, TV pública deveria divulgar o Mercosul
Inácio Arruda defende a criação de fundos de desenvolvimento para o Mercosul
Mercosul é importante para fortalecer nações sul-americanas, diz Inácio Arruda