Inácio Arruda lembra liberação dos escravos no Ceará e os 92 anos do PCdoB



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou a entrega, nesta terça-feira (25), em Fortaleza, da Medalha da Abolição a três personalidades do estado. Receberam a homenagem o jornalista Demócrito Dummar (in memoriam), que foi presidente do jornal O Povo, por 23 anos; o empresário Airton Queiroz, chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); e o artista plástico Sérvulo Esmeraldo.

A medalha é a maior comenda do Ceará e representa a batalha travada pelo pescador Dragão do Mar, que há 130 anos foi um dos principais responsáveis pela libertação dos escravos no estado. Arruda recordou que no Ceará os escravos se tornaram homens livres quatro anos antes do que no restante do país.

- Um dos principais abolicionistas deu ao pescador Chico da Matilde o título de Dragão do Mar. Chico decidiu que nos portos cearenses não desembarcariam mais escravos, o que resultou na liberdade a todos os escravos do nosso estado - disse o senador.

Inácio Arruda também lembrou que o Partido Comunista do Brasil completou 92 anos. Ele recordou que o partido foi fundado por nove homens, entre eles, operários, intelectuais e trabalhadores. À frente do grupo estava Astrogildo Pereira. O presidente seguinte foi Luiz Carlos Prestes, posteriormente seguido por João Amazonas. Hoje, o PCdoB é conduzido por Renato Rabelo.

O aniversário do PCdoB foi comemorado em Belo Horizonte (MG). Um ato solene reuniu lideranças políticas nacionais, representantes de partidos aliados e militantes. Segundo Inácio Arruda, o PCdoB reafirmou durante as comemorações que o partido vai manter o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

- Vamos marchar unidos em torno da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Sem receio e sem medo, sabendo que estamos dando um passo ajustado que fortalece o Brasil e a América do Sul. Não é pouca coisa o Brasil ser governado por Dilma Rousseff, na sequência de Lula, tendo ao lado, na Venezuela, um motorista de ônibus e mais a oeste, na Bolívia, um índio - disse o senador.



25/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda lembra que dirigentes do PCdoB apoiaram ida de Tancredo ao Colégio Eleitoral

Inácio Arruda comemora 86 anos de fundação do PCdoB

Inácio Arruda solicita sessão e homenagem aos 85 anos do PCdoB

Inácio Arruda lembra dez anos do Estatuto da Cidade

Inácio Arruda registra congresso do PCdoB

Inácio Arruda agradece por homenagens ao PCdoB