Inácio Arruda: política macroeconômica é o principal entrave para o desenvolvimento
Ao manifestar sua preocupação com a falta de competitividade da indústria nacional e com a fragilidade da balança comercial brasileira - que é baseada numa pauta de exportações de produtos de baixo valor agregado - o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) considerou como o principal obstáculo ao desenvolvimento do país as características da política macroeconômica em vigor.
Na avaliação de Inácio Arruda, as altas taxas de juro praticadas pelo sistema financeiro brasileiro, bem como o elevado montante de recursos reservados para a geração de superávits primários, destinado a custear o serviço da dívida pública, constituem as causas mais relevantes que inviabilizam, por exemplo, a modernização da infraestrutura no país.
- Estou discutindo o tema olhando para nossa região, para o Nordeste, para o esforço extraordinário que nós estamos fazendo ali e que muitas vezes é estancado por essa política macroeconômica que nos impede dar a velocidade necessária na construção de ferrovias, hidrovia e da ligação do canal do São Francisco - disse.
De acordo com Inácio Arruda, o problema da falta de recursos no Brasil, derivado da necessidade de pagamentos de juros da dívida, é tão grande que mesmo as cidades brasileiras mais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não conseguiram ainda resolver o problema básico da universalização do esgoto sanitário.
Para o parlamentar, o desenvolvimento do país somente será alcançado a partir de uma grande mobilização nacional que crie condiçõespara que o governo federal possa realizar as mudanças necessárias na política macroeconômica.
08/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda defende a criação de fundos de desenvolvimento para o Mercosul
César Borges aponta burocracia como principal entrave para a infraestrutura
Inácio Arruda defende o Estado como indutor do desenvolvimento
Inácio Arruda: "precisamos destravar e desconcentrar o desenvolvimento brasileiro"
Inácio Arruda lembra que Pinotti era um entusiasta da política
Inácio Arruda defende política de valorização do salário mínimo