Incentivos fiscais a áreas pobres da Região Sul provocam debate na CAE




Dois projetos prevendo incentivos fiscais provocaram prolongado debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (25). Os estímulos seriam direcionados a áreas de baixo desenvolvimento nas fronteiras da Região Sul. As propostas são pelo então senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Uma delas é o PLS 621/07, que prevê a criação de uma zona de livre comércio em Jaguarão (RS). O texto foi rejeitado, conforme indicação do relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). A outra é o PLS 40/10, que propõe a inclusão de toda a faixa de fronteira da Região Sul entre as áreas onde os empreendimentos industriais podem ter direito ao crédito presumido do IPI e que recebeu emendas que estendem as vantagens para diversos pontos. Esse foi adiado.

A intenção dos dois projetos é compensar desvantagens locais que dificultam a atração de investimentos. Os parlamentares que os defenderam argumentaram que as áreas que seriam beneficiadas são tão pobres quanto as de territórios do Norte e Nordeste, que já recebem incentivos. Os relatores sugeriam a rejeição de ambos com base em um argumento comumente usado no exame desse tipo de projeto: eles seriam injurídicos por não atenderem à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), que obriga que se apresentem demonstrações sobre os impactos dos incentivos sobre as receitas orçamentárias.

No final, ficou o compromisso do senador José Pimentel (PT-CE), relator do PLS 40/10, de buscar informações junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional sobre as mesorregiões de todo país com baixo índice de desenvolvimento. A idéia é partir disso para estudar uma sugestão de proposta para estimular o desenvolvimento nessas áreas pobres dentro das regiões do país mais desenvolvidas.

Dívida ativa

Ainda no dia, a CAE aprovou requerimento para a realização de audiência pública para debater o projeto PLS 336/08, que tem por finalidade reformar o sistema de execução de crédito lançados como dívida ativa das Fazendas Públicas de todos os entes federativos e ainda por suas fundações e autarquias.

A sugestão da audiência foi do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR aprova incentivos fiscais a indústrias automotivas da faixa de fronteira da região Sul

Agricultura debate incentivos fiscais para a suinocultura

CAE debate incentivos fiscais para transporte público com Haddad e Fortunati

Debate sobre pacto federativo colocará em xeque os incentivos fiscais de ICMS

ICMS único para importados ampliou debate sobre mudança na política de incentivos fiscais

Demissões na GM provocam debate em plenário