Inconformado com aumento da carne, Valadares pede "pacote" para proteger os consumidores da crise
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) mostrou-se indignado com os recentes aumentos de preço da carne bovina, a seu ver conseqüência da crise financeira internacional, e pediu ao governo que adote "um pacote de medidas" para proteger os consumidores. Ponderou que a população de baixa renda, "que nada ganhou nos tempos de especulação financeira", não pode agora assumir os resultados da crise.
Valadares acusou os frigoríficos de tentarem aumentar suas vendas ao exterior para "faturar mais" com a valorização do dólar frente ao real, o que tem gerado os aumentos de preço da carne no mercado interno. Disse que o reajuste médio nos supermercados já chega a 21% e, no caso do contra-filé, o aumento já passa dos 50%.
O senador de Sergipe opinou que a equipe econômica do governo "descuidou" da cesta básica dos brasileiros. Ele perguntou se os ministros não estão agindo de "maneira errada" na sua tentativa de segurar o dólar. Valadares entende que o governo deve agir para "mandar a conta" da crise "para quem estava dentro do cassino" e ganhou dinheiro com a especulação financeira nos últimos anos.
- Pagamos os juros mais altos durante toda a fase de bonança, quando havia dinheiro farto. Por que agora também temos que continuar pagando não apenas juros mais altos, como também sofrer aumentos de preços na carne e no pão?- questionou.
O senador lamentou ver notícias informando que a equipe econômica do governo admite que o Banco Central talvez seja obrigado a elevar a taxa básica de juros, na tentativa de segurar um possível efeito inflacionário oriundo do aumento do dólar. Acrescentou que ninguém "precisa ser especialista" para perceber que a recessão mundial vai afetar as exportações brasileiras. Valadares observou que, se os bons tempos da economia nacional foram propiciados também pelas exportações, é de se prever que nos próximos meses o Brasil sofrerá com a retração econômica internacional.
16/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Valadares, medidas do governo para conter a crise devem proteger mais fracos
Aumento do preço da carne: frigoríficos suspenderam produção em razão da crise mundial
Roberto Requião pede 'medidas econômicas radicais' para proteger o país da crise mundial
Valadares pede solução para crise financeira dos municípios
Antônio Carlos Valadares pede medidas de emergência contra a crise
PACOTE: ACM É CONTRA AUMENTO DO IR PARA PESSOA FÍSICA