Indicações de embaixadores brasileiros para Emirados Árabes e Síria serão analisadas pela CRE
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa, nesta quinta-feira (3), em reunião marcada para as 10h, mensagem presidencial com a indicação de Raul Campos e Castro, ministro de segunda classe da carreira de diplomata do quadro especial do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos.
Estima-se que o comércio entre Brasil e Emirados Árabes se intensificará com a prevista assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), organização integrada pelos Emirados Árabes Unidos. O principal produto de exportação brasileira para os Emirados Árabes é o petróleo pesado, no valor de US$ 300 a US$ 400 milhões anuais.
Na mesma reunião, os senadores da CRE analisam a indicação de Edgard Antônio Casciano, ministro de segunda classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Síria.
Um dos laços mais fortes entre os dois países dá-se na área de educação. Em março de 2006, em visita ao país árabe, o ministro da Educação, Fernando Haddad, encontrou-se com o ministro da Educação da Síria, Ali Saad, com o ministro do Ensino Superior daquele país, Ghias Barakat, e com o reitor da Universidade de Damasco, Wael Mualla. Haddad discutiu a implementação do Programa Executivo de Cooperação Bilateral, assinado em 2003, por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Síria.
Na área comercial, os principais produtos que o Brasil exporta para a Síria são açúcares, produtos de confeitaria, café, chá mate, especiarias e automóveis. Os principais produtos sírios importados pelo Brasil são o café, chá mate, especiarias e plásticos.
31/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprecia nomes de embaixadores brasileiros para o Peru e os Emirados Árabes
Indicações de embaixadores do Brasil em El Salvador, Polônia e Marrocos serão analisadas na CRE
CRE aprova indicações para embaixadas no Peru e Emirados Árabes
CRE examina indicações para embaixadas em Santa Lúcia, Emirados Árabes e Sudão
Indicações de três embaixadores serão examinadas pela CRE
Aprovados indicados para embaixadas nos Emirados Árabes, Azerbaijão e Cabo Verde