Indicados senadores do PSDB e deputados do PDT para CPI dos Sanguessugas



Na presidência da sessão plenária desta sexta-feira (16), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) homologou as indicações de senadores do PSDB e deputados do PDT para integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas. As indicações dos líderes dos dois partidos, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), foram lidas pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A CPI investigará denúncias de fraudes na compra de ambulâncias superfaturadas, mediante apresentação de emendas ao orçamento, conforme investigação desenvolvida pela Operação Sanguessuga da Polícia Federal.

Os senadores do PSDB na CPI mista serão o próprio Arthur Virgílio (AM), Sérgio Guerra (PE) e Juvêncio da Fonseca (MS), como titulares; e Alvaro Dias (PR), Papaléo Paes (AP), Leonel Pavan (SC) e João Batista Motta (ES), como suplentes. O próprio Miro Teixeira será suplente da CPI, na vaga do deputado federal João Fontes (PDT-SE).

Ao final da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) declarou que, em 30 dias, será possível que a CPI chegue a uma conclusão sobre a ocorrência ou não de ilícitos praticados por parlamentares. Se houver conclusão sobre fatos criminosos, Paim entende que, daí para frente, é só aguardar a ação do Ministério Público e da Polícia Federal para a punição dos culpados.

- Eles darão continuidade ao belo trabalho que já vêm fazendo. Sem sombra de dúvida, esses setores da Justiça estão trabalhando com muita firmeza, investigando esse caso com a profundidade que ele exige - disse o senador.

Na opinião de Paim, a própria ocorrência da campanha eleitoral contribuirá para apressar os trabalhos dessa CPI. O senador entende que, em 30 dias, há condições de iniciarem-se e encerrarem-se os trabalhos de investigação no âmbito do Congresso.

- Em quinze de julho, começa o recesso de quinze dias. Em agosto e setembro, realiza-se a disputa eleitoral. É natural que, num momento como este, todos se esforcem para apressar a investigação, a fim de nos dedicarmos ao grande debate sobre o país que queremos. Nos próximos quinze dias, essa CPI mista estará funcionando.



16/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan lê em Plenário nomes dos parlamentares indicados para a CPI dos Sanguessugas

PSDB indica representantes na CPI dos Sanguessugas

CPI dos Sanguessugas desiste de notificar quatro deputados

Aldo e Izar garantem rapidez nos processos contra deputados citados por CPI dos Sanguessugas

Senadores ouvem indicados para direção da ANS

Indicados senadores para comissões mistas sobre MPs