Indústrias mineiras querem aumentar exportação de cosméticos, higiene e perfumaria
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) firmaram, nesta terça-feira (6), um acordo de cooperação técnica. O objetivo é aumentar a participação das indústrias mineiras nas exportações brasileiras e desencadear ações inovadoras, como adequação tecnológica, capacitação e promoção dos produtos no exterior para aprimorar o comércio internacional do setor.
Durante o evento, a secretária Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, salientou que a Sede tem como uma de suas metas integrar as empresas mineiras aos mercados nacional e internacional, bem como desenvolver inteligência sobre os setores estratégicos e promover parcerias para melhoria da competitividade das empresas.
Para o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto, o comércio exterior de Minas Gerais tem ganhado escala e se diversificado através de novos produtos na pauta exportadora. “Apesar da significativa participação do minério de ferro e de outros poucos produtos no total exportado, novos itens como alimentos processados, eletrônicos, móveis, produtos químicos e muitos outros estão conquistando espaço no exterior”, destacou.
O diretor cita ainda a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), representada no Brasil pela Abihpec, como um exemplo de segmento que está se beneficiando e, sobretudo, buscando novas formas de interação com o mercado internacional. “As inúmeras ações desenvolvidas por essa associação contextualizam o bom momento vivido no mercado doméstico e internacional”, salientou. Somente em 2010, o setor exportou US$ 696 milhões e ocupou a 26ª posição no ranking mundial de exportadores do segmento.
“Em 2010 as indústrias do setor de HPPC registraram um crescimento de 18% nas vendas internacionais em comparação ao ano de 2009, enquanto as participantes do Beautycare Brazil obtiveram 30% de aumento, demonstrando os bons resultados das ações que, com certeza, serão replicadas nas companhias de Minas Gerais”, diz João Carlos Basilio, presidente da Abihpec.
A Abihpec é a entidade gestora, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Projeto Setorial Integrado de Exportação (PSI), Beautycare Brazil, que possui apoio também da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Nacional) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec).
O comércio exterior de Minas Gerais passa por período de crescimento expressivo. Nos últimos anos, a corrente de comércio aumentou 76%, saltando de US$ 9,87 bilhões, em 2003, para US$ 41,18 bilhões, em 2010. Neste cenário, as exportações mineiras foram responsáveis por US$ 7,44 bilhões, em 2003, e por US$ 31,22 bilhões, em 2010. Em contrapartida, as importações projetaram-se de US$ 2,43 bilhões para US$ 9,96, no mesmo período.
Acordo
O acordo prevê que a Sede, através da Central Exportaminas, indique um coordenador e aloque pessoal qualificado para o desenvolvimento dos projetos específicos, além de participar da elaboração e execução destes projetos de interesse mútuo e também de seus respectivos cronogramas de execução. Por outro lado, a Sede deverá também produzir material técnico, articular e mobilizar os segmentos atuantes ou potenciais na produção de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Estado, além de prestar apoio técnico e institucional.
Está previsto também o fornecimento à Abihpec de todas as informações disponíveis para atualização e inserções de aprimoramento, assim como a troca de informações entre o setor de inteligência comercial da Secretaria e da Entidade para gerar estudos setoriais. O acordo prevê ainda incentivo e apoio à participação das empresas dos setores de HPPC da região em ações de promoção comercial internacional e o suporte às empresas mineiras na adequação das empresas e produtos no mercado internacional.
Caberá à Abihpec o apoio na elaboração de material técnico, a busca de informações junto à Secretaria e outros órgãos e instituições públicas ou privadas que subsidiem a realização de estudos e ainda o apoio a campanhas de promoção comercial no mercado interno e externo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos mineiros.
O Acordo de Cooperação Técnica não envolve repasse de recursos e estipula um prazo de vigência de dois anos, a serem aditados de acordo com os resultados obtidos.
Fonte:
Apex-Brasil
07/12/2011 12:13
Artigos Relacionados
Anvisa fixa regras para regularização de produtos de higiene pessoal e cosméticos
Pesquisadores querem melhorar validação de plantas para fazer cosméticos e condimentos
Indústrias de CDs e de instrumentos musicais querem isenção de impostos
Indústrias brasileiras querem ampliar investimentos em 21,7% nos próximos 3 anos, diz FGV
Fundos de pensão e indústrias de base querem garantias para investimentos no PPP
JUCÁ DEFENDE PROGRAMA PARA AUMENTAR EXPORTAÇÃO