Iniciativa amplia ações para produtores de água do Distrito Federal



O intuito é proporcionar que agricultores rurais se tornem novos produtores de água por meio do projeto de recuperação e preservação de bacias

 

No próximo sábado (22), acontece na região de Taquara (Planaltina-DF) o evento “Brasília: Preservando e Produzindo”, com o objetivo de mostrar a potenciais novos produtores de água as possibilidades de se produzir e preservar os recursos naturais.

A ação faz parte do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, concebido pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA), e deverá investir, ao longo de dez anos, R$ 40 milhões em ações de recuperação ambiental na bacia pelo mecanismo de PSA e incentivos para adoção de práticas de conservação do solo, de nascentes da vegetação nativa e de restauração ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas ações buscam, sobretudo, favorecer a infiltração de água e a consequente recarga do lençol freático.

Durante o evento, os agricultores irão conhecer modelos de preservação ambiental distribuídos por seis estações temáticas – incluindo duas propriedades que participam do projeto. Às 12h30, serão anunciados novos benefícios e assinados contratos com produtores rurais. Para a tarde, estão programadas diversas atrações, como feira de artesanato, oficina sobre alimentação saudável e apresentação de duplas caipiras.

 

Bacia do Pipiripau

O local ocupa uma área de 23.527 hectares, onde se concentram diversas atividades econômicas – produção de frutas, grãos, carnes, proteção ambiental e captação de água para abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina e Sobradinho. A atividade agropecuária ocupa aproximadamente 71% da área.