Iniciativa propõe ecoturismo para a conservação do boto-vermelho



A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) elaborou um projeto pioneiro de turismo sustentável e interação de baixo impacto com botos-vermelhos no estado do Amazonas: Ecoturismo Amigo do Boto-vermelho da Amazônia. O objetivo é contribuir para a valorização dos recursos naturais.

O projeto iniciou as atividades há três meses e já começou a se concretizar com a construção do flutuante que servirá como base para as atividades de interação com os botos. Aliado ao ecoturismo, a prática da Bototerapia com crianças com deficiência, desenvolvida pelo Instituto Anahata Bototerapia, criado há cinco anos e parceiro da Ampa há quatro; já desenvolve atividades de terapia na área onde será implantado o Flutuante Amigos do Boto-vermelho, na Comunidade São Thomé, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, no município de Iranduba (AM).

Dados

Dados de estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com Ampa apontam que a população de botos-vermelhos vem diminuindo 10% ao ano em algumas regiões da Amazônia. O motivo da redução da espécie é a caça. O animal é utilizado como isca na pesca de um peixe chamado piracatinga, que no Brasil é comercializado com o nome de douradinha.

Bototerapia

A Bototerapia vem sendo desenvolvida de forma filantrópica e nestes cinco anos de existência já atendeu voluntariamente mais de 200 crianças especiais de diversas entidades de Manaus, entre elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Fundação Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHEMOAM), Fundação de Apoio às Instituições de Proteção a Pessoas Portadoras de Deficiência (Fada), Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA). Por se tratar de uma estrutura mais robusta, o Flutuante Amigos do boto-vermelho, por meio do Instituto Anahata Bototerapia, poderá atender por ano até 70 crianças com deficiência.

Organização Não Governamental (ONG)

A Associação Amigos do Peixe-boi atua na Amazônia, apoia e coordena campanhas ambientais, atividades de pesquisa e Educação Ambiental focadas nos mamíferos aquáticos da Amazônia: peixe-boi, boto-vermelho, tucuxi, ariranha e a lontra.

Fonte:
Inpa 

 



22/10/2013 18:01


Artigos Relacionados


Pnuma coreana patrocina projeto que incentiva à conservação de boto brasileiro

BOAVENTURA DESTACA INICIATIVA PARA ECOTURISMO EM GOIÁS E DF

Maldaner propõe baleia como símbolo do ecoturismo

Casildo Maldaner propõe que baleia franca seja o símbolo do ecoturismo nacional

Pesquisadores discutem estratégia para turismo com boto

Marina propõe convocação de plebiscito por iniciativa popular