INSS deve começar contratações de peritos temporários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá já, na próxima semana, começar a fazer contratações temporárias de peritos médicos para suprir a demanda de cerca de 400 mil segurados que estão esperando atendimento. O acúmulo foi provocado pela greve dos médicos, iniciada há dois meses.
A medida atende a liminar pedida pelo Ministério Público Federal em São Paulo, concedida na quarta-feira (25), pela Justiça Federal, determinando a "contratação imediata" de terceirizados para colocar em dia o trabalho da perícia médica no INSS.
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vai colaborar no treinamento e adaptação dos contratados. O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas disse que o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Valdir Simão, e sua equipe estão estudando as regras para efetivar as contratações "para que sejam feitas dentro do que a legislação prevê" para esses casos.
Em muitos locais do país, não será necessário fazer contratações, onde o atendimento está ocorrendo sem transtornos, disse o ministro. O INSS calcula que os médicos poderiam colocar tudo em dia em duas semanas, trabalhando à noite, nos fins de semana e feriados.
Está marcada uma reunião para a próxima segunda-feira (30) entre o Ministério da Previdência, o INSS, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), para discutir a greve.
Fonte:
Agência Brasil
26/08/2010 19:46
Artigos Relacionados
STJ determina fim da greve de peritos do INSS
INSS nomeia 900 técnicos do Seguro Social e 250 peritos
INSS poderá abrir 500 vagas para médicos peritos
Concurso para 500 médicos peritos do INSS está na pauta da CCJ
INSS define normas para contratação provisória de peritos médicos
MPF entra com ação para que INSS contrate peritos médicos terceirizados