STJ determina fim da greve de peritos do INSS



O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, determinou, em decisão liminar, o fim da greve e a volta imediata ao trabalho dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A categoria está em greve há mais de dois meses. 


Se a decisão não for cumprida, a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) pagará multa diária de R$ 50 mil. A liminar do STJ também autoriza o desconto dos dias parados na folha de pagamento, caso os médicos peritos continuem com a paralisação depois da publicação da liminar, prevista para terça-feira (14). Uma decisão anterior do STJ tinha proibido o corte do ponto dos grevistas. 


Segundo o ministro Humberto Martins, o corte vale apenas para os dias parados a partir da publicação da nova decisão. Os grevistas alcançados pela liminar revogada não terão os dias parados descontados. Se a greve persistir, o INSS ainda pode adotar punições conforme legislação.


O ministro Humberto Martins, da 1ª Seção do STJ, entendeu que a paralisação é ilegal e abusiva, acatando os argumentos apresentados pelo INSS. O relator também argumentou que a ANMP não comunicou aos segurados o início da greve com antecedência de 72 horas.


 

Fonte:
 Agência Brasil



13/09/2010 19:35


Artigos Relacionados


Justiça determina que INSS contrate terceirizados para cobrir greve de médicos peritos

Presidente da CAS visita posto do INSS para avaliar greve dos médicos peritos

Previdência vai contratar médicos peritos mesmo com fim da greve

INSS nomeia 900 técnicos do Seguro Social e 250 peritos

INSS deve começar contratações de peritos temporários

INSS poderá abrir 500 vagas para médicos peritos