Instalação de cenógrafo chama a atenção para a realidade das pessoas com deficiência
Foi inaugurada nesta terça-feira (21) a instalação "Todo Mundo", no salão Negro do Senado Federal. A mostra faz parte da 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. A apresentação da obra do cenógrafo Renato Theobaldo no Senado foi patrocinada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A instalação traz imagens de pessoas com deficiência e reservou espaço para apresentação do trabalho de organizações não-governamentais que lidam com a inclusão social.
A inauguração da obra contou com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, dos senadores Flávio Arns (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS), Papaléo Paes (PSDB-AP), Leonel Pavan (PSDB-SC), Eduardo Suplicy (PT-SP), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Edison Lobão (PFL-MA) e dos atores da Rede Globo Marcos Frota, Isabel Fillardis, Guilherme Berenguer e Sheron Menezes.
Também participou da inauguração o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Em seu discurso, ele afirmou que a união das pessoas em eventos como aquele leva à solução de problemas. Skaf destacou que embora a Fiesp atue com maior ênfase na prevenção de deficiências, também está preocupada com a formação profissional das pessoas que têm algum tipo de limitação física.
Paim participou da inauguração, divulgando o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que aguarda votação no Senado e deverá ser debatido em audiências públicas ao longo desta semana. Para o senador, eventos como a instalação artística e todos os outros relacionados à 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência mobilizam a sociedade e contribuem para aumentar as chances de aprovação de projetos favoráveis a essa parcela da população.
O ator Marcos Frota considera que a iniciativa demonstra a grande disposição dos envolvidos em promover a inclusão dos 25 milhões de brasileiros com deficiência. A atriz Isabel Fillardis, que tem um filho com deficiência, destacou que é no Congresso Nacional que "as coisas acontecem" e lembrou o trabalho da ONG Força do Bem, criada por ela para contribuir de maneira efetiva para a qualidade de vida dos portadores de deficiência.
21/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam chama a atenção para "deficiência moral"
Wellington Dias registra instalação de subcomissão em defesa das pessoas com deficiência
Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos
Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar
Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"
Patrocínio chama a atenção para acidentes de trabalho