Cristovam chama a atenção para "deficiência moral"



Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), grande parte das deficiências físicas e mentais que atingem milhares de brasileiros têm uma origem comum: a deficiência moral dos governos. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (22), durante sessão especial do Senado para celebrar a Campanha da Fraternidade de 2006, cujo tema é "Fraternidade e Pessoas com Deficiência".

Cristovam explicou sua afirmação dizendo que muitas crianças que passam fome na primeira infância podem se tornar cegas ou serem vítimas de deficiência mental. Outros problemas como a falta de assistência médica rápida e adequada, a irresponsabilidade no trânsito e a violência urbana também são importantes causas geradoras de pessoas com deficiência.

- No Brasil, as deficiências dos indivíduos, em grande parte, vêm da falta de responsabilidade social. Uma coisa é "administrar" e outra, bem diferente, é "cuidar". A deficiência moral é incompatível com cuidar dos indivíduos, tendo para com eles uma atitude fraterna.

O senador elogiou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizadora da Campanha da Fraternidade, pelo tema escolhido e desejou que a campanha sirva não só para provocar um novo olhar dos brasileiros para os portadores de deficiência, mas também para chamar a atenção de todos para a necessidade de combater a deficiência moral.



22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"

Cristovam chama a atenção para o "parlamento dos internautas"

Instalação de cenógrafo chama a atenção para a realidade das pessoas com deficiência

Cristovam chama atenção de autoridades para responsabilidade em relação a massacre no RJ

Cristóvam diz que omissão é o que mais chama atenção na onda de violência

Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos