Instalada a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco)
A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), recriada por Lei Complementar em 2009 e estruturada por meio de Decreto Presidencial, no último mês de maio, e vincula ao Ministério da Integração Nacional, foi oficialmente instalada nesta quinta-feira (14), em solenidade no edifício-sede do Banco do Brasil, em Brasília, com presença do ministro Fernando Bezerra Coelho.
“A nova Sudeco está voltada, sobretudo, para a erradicação da miséria nos Estados do Centro-Oeste e Distrito Federal”, segundo declarações do diretor-superintendente da entidade, Marcelo Dourado, que será empossado durante o evento. Dourado acrescenta que "para haver o crescimento da região é necessário que todos os atores envolvidos na sua condução trabalhem em conjunto. Nosso foco principal será o combate à miséria. Buscaremos sobretudo a inclusão social e produtiva dos jovens e das mulheres, que hoje chefiam cerca de 65% das famílias mais pobres da região”.
Entre os objetivos para 2011 da Sudeco estão a formulação e implementação dos marcos legais da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e de Ordenamento Territorial para o Centro-Oeste; a elaboração e implementação do zoneamento ecológico-econômico para a promoção do ordenamento e da gestão ambiental e territorial; fortalecimento e institucionalização da Política Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) ; e a criação e aperfeiçoamento de instrumentos econômicos com vistas à promoção do desenvolvimento regional sustentável.
A Sudeco gerencia o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), cujo orçamento para 2011 é de 4,7 bilhões, valores provenientes do Orçamento Geral da União (OGU). A partir de 2012 haverá a implantação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), voltado para a realização de obras de infra-estrutura e logística, que também será gerenciado pela Sudeco.
Condel/FCO
Após a solenidade de instação foi realizada a 60ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO), formado por representantes do governo federal, dos governos estaduais do Centro-Oeste e DF, do Banco do Brasil e de entidades dos setores produtivo e dos trabalhadores da região.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
14/07/2011 20:17
Artigos Relacionados
Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste será instalada na 5a em Brasilia
Maguito reivindica recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste
Sudeco será decisiva para desenvolvimento do Centro-Oeste, diz Rollemberg
TEBET APÓIA RECRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO CENTRO-OESTE
Sudeco objetiva o crescimento sustentável do Centro-Oeste
Sudeco quer incentivar empreendimentos grajeiros no Centro-Oeste