Instituições abrirão 56 mil vagas para ensino profissional e tecnológico



A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) firmou 23 convênios para dar início ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Às instituições responsáveis pela oferta de vagas foram repassados R$ 458 milhões. Elas vão abrir 56 mil vagas em todo o País, distribuídas em três mil turmas.

A relação de instituições conta com institutos federais de educação, ciência e tecnologia; os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), ambos do Sistema S; universidades federais e Colégio Pedro II do Rio de Janeiro. Algumas já iniciaram ou darão início, até o fim de 2011, à oferta de cursos de formação inicial e continuada, de curta duração — entre 160 e 400 horas-aula. A partir de janeiro haverá novos repasses de recursos, de acordo com os convênios a serem firmados.

O Pronatec oferece um conjunto de ações para ampliar e democratizar a oferta de vagas na educação profissional. A meta é beneficiar até oito milhões de pessoas com cursos técnicos oferecidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, redes estaduais, Sistema S, redes particulares e entidades particulares sem fins lucrativos. A seleção dos estudantes cabe às secretarias estaduais de educação, que os encaminha para matrícula nas instituições que oferecem as vagas.

 

Fonte:
Ministério da Educação



12/12/2011 10:46


Artigos Relacionados


SP cria mais de 9.500 vagas de ensino técnico e tecnológico

Portaria interministerial autoriza vagas para instituições federais de ensino superior

Museus brasileiros abrirão vagas para trabalho voluntário

Proposta aprovada pela CE destina metade de vagas no ensino superior e na educação profissional para alunos de escolas públicas

Novas universidades federais abrirão cerca de 4,1 mil vagas em cursos de graduação

CAS aprova vinculação de vagas no ensino médio e na educação de jovens e adultos à educação profissional