Institutos federais optam por oferta de vagas fora dos grandes centros



Os estudantes de Salinas, município da região norte mineira, podem concorrer a vagas em sete cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. As vagas estão abertas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas a partir do próximo sábado (7).

Segundo o instituto a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é assegurar aos estudantes do interior com boas oportunidades de qualificação e futuro profissional. Segundo Edson Silva, da diretoria de infraestrutura da rede, antes de abrir um câmpus e criar cursos, cada instituto faz pesquisas sobre vocações do município e entorno e sobre a carência de profissionais qualificados. A partir do levantamento dos tipos de arranjos produtivos são definidos os cursos e o número de vagas.

No interior do Acre também estão sendo oferecidas vagas de cursos superiores. No início de 2012, o instituto federal oferece no estado, por meio do Sisu, um curso de bacharelado em agrecologia e um de licenciatura em matemática, no câmpus Cruzeiro do Sul; no campus de Xapuri, um curso tecnológico em gestão ambiental e um de licenciatura em química. Cruzeiro do Sul, a 632 quilômetros de Rio Branco, tem 75,5 mil habitantes; Xapuri, a 175 quilômetros da capital, tem 16 mil, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vagas

Desde 2010, quando o Ministério da Educação lançou o Sisu para substituir os vestibulares nas instituições federais de educação superior, a participação dos institutos no sistema apresenta crescimento. Em 2010, na primeira edição, foram oferecidas, 9.026 vagas e em 2011, 16.879. Neste início de ano, serão 20.071.

Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sisu podem consultar, pela internet [http://sisu.mec.gov.br/como-funciona], a relação das instituições de ensino que aderiram ao sistema para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, cursos que oferecem e número de vagas. As inscrições estarão abertas de 7 a 12 deste mês. 

 

Fonte:
Ministério da Educação

 

05/01/2012 18:24


Artigos Relacionados


Institutos federais oferecerão 66 mil vagas a servidores de escolas públicas do País

País vai dobrar número de vagas em universidades e institutos federais até 2014

Institutos federais vão capacitar trabalhadores para a Copa

Institutos federais terão programa de capacitação de servidores

Governo inaugura institutos federais de educação na segunda (27)

Institutos federais poderão formar profissionais de Educação