"INTEGRAÇÃO DO CONTROLE INTERNO É REFLEXO DO AVANÇO DA SOCIEDADE", DIZ GERALDO MELO



"O esforço de integração do controle interno no país é reflexo do avanço da sociedade brasileira", afirmou na manhã de hoje (dia 11) o senador Geraldo Melo (PSDB-RN), primeiro vice-presidente do Senado, ao participar da abertura do 5º Encontro Nacional de Dirigentes do Controle Interno (Endicon), no Auditório Petrônio Portella.

O senador, que definiu o controle interno como a consciência crítica da burocracia brasileira, disse também que os dirigentes da área têm que manter os princípios da utilidade do serviço público, lembrando que "muitas vezes, em nome dos interesses do Estado, é possível que se esqueça dos interesses do cidadão".

Como exemplo, Geraldo Mello citou o recadastramento de idosos, que teria paralisado o serviço de pagamento dos aposentados. "É preciso uma fiscalização operacional" para que isso não mais aconteça, frisou.

O secretário federal de Controle, Domingos Poubel de Castro, que preside o 5º Endicon, abriu o encontro alertando para o fato de que o país tem uma carga tributária elevada e deve proporcionar, portanto, uma boa e regular aplicação de seus recursos públicos. Logo em seguida, o ministro Iram Saraiva, do Tribunal de Contas da União (TCU), disse em seu pronunciamento que "aqui estão os olhos do Brasil".

Pedro Parente, secretário executivo do Ministério da Fazenda, que representou o ministro Pedro Malan, fez um apelo para que os estados e municípios sigam o exemplo do governo federal e dêem maior transparência aos gastos públicos.

Parente disse que os dirigentes públicos devem se espelhar no exemplo do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), utilizado pelo governo federal, e que garante o acesso rápido e eficiente ao que se passa na gestão dos recursos públicos. Ele ressaltou que o maior controle dos gastos decorre da estabilidade da moeda e do fim da inflação.

PROGRAMAÇÃO

A programação de hoje (dia 11) contou ainda com exposições do procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Jorge Ulysses Fernandes, sobre controle das licitações, seguida de debate; do diretor da divisão de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Luiz da Eira sobre auditoria em obras de engenharia e dos secretários do TCU, Evaldo Ruy Rocha e Antônio Quintino Rosa, sobre admissões e concessões, também seguida de debate.

O 5º Endicon, promovido pelo Conselho do Controle Interno dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (Dicon) - que tem como presidente a diretora da Secretaria de Controle Interno do Senado, Martha Lyra Nascimento -vai até o dia 13.



11/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Violência nas escolas é reflexo da sociedade, dizem especialistas

Saturnino: degradação moral dos políticos é "reflexo da sociedade"

Crise no controle aéreo é reflexo da desorganização do governo, diz Alvaro Dias

Centro de controle interno completa 1 ano de atividades na FAB

PEC do Controle Interno tem primeira sessão de discussão

ENCERRADO O 5º ENCONTRO DOS DIRIGENTES DO CONTROLE INTERNO