Interlegis começa a operar na Assembléia gaúcha



 
Começou a operar oficialmente, ontem (28), o Programa Interlegis da Assembléia gaúcha, durante cerimônia de inauguração realizada no Plenarinho do Palácio Farroupilha. O Programa Interlegis é uma rede própria de computadores conectada com o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e Tribunal de Contas da União que tem como objetivo propiciar a participação de parlamentares, servidores e agentes políticos em videoconferências e treinamentos à distância.

Na solenidade, o presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi, e o coordenador do Programa Interlegis/RS, deputado Marco Peixoto (PPB), participaram de videoconferência com o primeiro secretário do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis, senador Carlos Wilson (PTB- PE) que falou ao vivo de Brasília.

No pronunciamento, o deputado Marco Peixoto ressaltou a importância do Programa que facilitará a troca de informações entre os poderes legislativos, qualificando e modernizando o sistema de comunicação. “Pretendemos aproximar a comunidade da Assembléia gaúcha e das Câmaras Municipais através da Internet e do sistema de videoconferência”.

O parlamentar anunciou a assinatura do primeiro protocolo com a Câmara Municipal de Santa Maria. Informou, ainda, que vai percorrer o interior do Estado para levar informações sobre o Interlegis e buscar parceiros para a utilização do sistema.

Rumo ao futuro

O presidente Sérgio Zambiasi afirmou que a Assembléia está dando um passo decisivo em direção ao futuro. “A modernidade está instalada no Parlamento gaúcho”, enfatizou. Segundo ele, o programa desenvolverá com as Casas Legislativas do país, sistemas nas áreas de processo legislativo e orçamento, fundamentais para o exercício parlamentar.

O senador Carlos Wilson disse que, através do Programa, as Casas Legislativas estarão mostrando transparência e eficiência no desempenho de suas funções. Wilson informou que o Interlegis está funcionando nas 26 Assembléias, na Câmara Distrital e, em aproximadamente, 600 Câmaras Municipais. Até 2003, o Interlegis pretende atingir 2500 Casas Legislativas em todo o país.

No Rio Grande do Sul, 40 Câmaras Municipais já receberam as máquinas para participar da rede Interlegis. Cada Parlamento Estadual recebeu, sem qualquer custo, do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de dados do Senado), um conjunto de equipamentos de videoconferência, 20 microcomputadores e dois servidores de rede para o funcionamento da sala multiusos, onde serão ministrados cursos para a formação política dos parlamentares e dos servidores.

Participaram da cerimônia, deputados de todas as bancadas, o secretário da Administração, Marco Maia, o diretor técnico do Programa Interlegis Nacional, Alexandre Damasceno, prefeitos e vereadores.


11/29/2001


Artigos Relacionados


Começa o Programa de Capacitação Profissional da Assembléia Gaúcha

Servidores de Câmaras Municipais recebem treinamento para operar Interlegis

PT desafia assembléia gaúcha

Assembléia avalia economia gaúcha

Assembléia gaúcha investigará petista

Assembléia garante apoio à fruticultura gaúcha