Interlegis vai revolucionar comunicação do Legislativo, diz primeiro-secretário
O Programa Interlegis vai revolucionar a comunicação do Legislativo em todo o país, dando uma sólida contribuição para que a sociedade conheça melhor esse poder que a representa - disse, nesta quarta-feira (20), o primeiro-secretário do Senado, Carlos Wilson (PTB-PE), ao inaugurar o novo portal do programa, em solenidade transmitida pela Internet. Coordenado pelo Senado, o programa já montou estações nas Assembléias Legislativas das 27 unidades da Federação, fornecendo 1.250 computadores e 1.250 impressoras para os municípios que não tinham condições materiais de conectar-se à Internet e ao sistema Intranet criado pelo Senado.
"Nenhum parlamento do mundo possui a estrutura que nós possuímos, formando um verdadeiro Legislativo virtual, reunindo o Congresso Nacional, todas as Assembléias Legislativas, a Câmara Distrital do Distrito Federal e, até agora, mais de 600 Câmaras de Vereadores, envolvendo mais de 19 mil parlamentares" - disse Carlos Wilson.
Por meio desse programa, os parlamentos de todo o País vão poder trocar experiências e informações entre si, de modo a que cada um possa aprimorar o seu trabalho e também receber uma maior colaboração de toda a sociedade, já que o portal do Interlegis pode ser acessado por qualquer pessoa pelo endereço eletrônico www.interlegis.gov.br. Com esse sistema, agora com seu novo portal aperfeiçoado, os parlamentos brasileiros, segundo Carlos Wilson, "vão ganhar inigualável transparência", o que irá favorecer aos eleitores na fiscalização do trabalho dos seus representantes. "Não conheço trabalho similar em nenhum país do mundo" - disse o senador.
Carlos Wilson informou que, nos próximos dias, seis seminários e 12 vídeo-conferências serão promovidos com o objetivo de se discutir a essência do programa e de buscar contribuições ao seu aperfeiçoamento.
O diretor da Coordenação Especial do Interlegis, Alexandre Damasceno, disse que o programa, que poderá investir até US$ 50 milhões, já atingiu um terço do previsto. Metade desses recursos vem de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cabendo a outra metade ao Tesouro Nacional, por meio do Orçamento da União.
O editor do portal do Interlegis, jornalista Carlos Setti, explicou que o novo portal do programa está dividido nas áreas de Comunidade, Comunicação, Educação, Processo Legislativo, Fiscalização, Legislação, Governo, Cidadania e Jurisprudência. Ele também confirmou a presença do presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), em Campo Grande (MS), onde acontecerá o primeiro seminário regional do programa Interlegis, no próximo dia 26, das 13h às 19 h. Os outros seminários acontecerão a cada 15 ou 20 dias em Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), fechando-se o ciclo em Brasília, com um seminário nacional.
Segundo a chefe do Serviço de Formação da Comunidade do Interlegis, Eunice Varella, o programa procurou desenvolver seus próprios softwares no Senado, utilizando-se ainda dos softwares gratuitos acessíveis pela Internet, de modo a não gerar custos para os seus usuários das Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.
O primeiro seminário regional (para todo o Centro-Oeste) do Interlegis, a realizar-se em Campo Grande, terá como um dos seus convidados especiais o professor Murilo Aragão, que vai falar sobre o ano eleitoral e sobre como fica o Poder Legislativo depois de 2003. As pessoas que quiserem mais informações sobre os seminários do Interlegis podem entrar em contato com os seus organizadores, pelo endereço eletrônico: [email protected] ou pelo telefone (61) 311-2556.
20/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
PRIMEIRO SECRETÁRIO DETERMINA PRIORIDADE PARA O INTERLEGIS
UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO E TV SENADO VÃO REVOLUCIONAR CAPACITAÇÃO DE SERVIDOR, DIZ AGACIEL
UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO E TV SENADO VÃO REVOLUCIONAR CAPACITAÇÃO DE SERVIDOR, DIZ AGACIEL
(Fotos) - Osvaldo Martins, secretário estadual de Comunicação, e Sebastião Farias, secretário adjunt
Começa no Interlegis o IV Seminário Internacional de Comunicação de Brasília
Seminário Nacional do Interlegis debate modernização do Legislativo