PRIMEIRO SECRETÁRIO DETERMINA PRIORIDADE PARA O INTERLEGIS
O primeiro secretário do Senado, Ronaldo Cunha Lima, reuniu hoje (dia 4) todos os diretores da Casa para determinar prioridade máxima na preparação do lançamento do Interlegis, programa que cria uma rede de computadores para interligar o Congresso Nacional, as Assembléias Estaduais e as Câmaras Municipais, de modo a permitir uma troca de informações entre todo o Legislativos do país.
A cerimônia de lançamento do Programa, coordenado pelo Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), está prevista para o próximo dia 17, às 11 horas da manhã, no plenário do Senado.
Além dos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do primeiro secretário do Senado, estarão presentes à cerimônia presidentes de Assembléias Legislativas de diversos estados e de Câmaras de Vereadores de vários municípios.
Após a instalação do programa, haverá a realização de painéis com o objetivo de explicar, em nível técnico, como deve funcionar o sistema. Esses painéis serão apresentados para pessoal especializado dos estados e municípios, ao longo de todo o dia 17 e também no dia 18 próximos, na sala da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal.
Durante a cerimônia de instalação do programa, será exibido um vídeo sobre o Interlegis, com duração de três minutos e meio. O primeiro painel será apresentado pela diretora executiva do Prodasen, Regina Célia Péres Borges, e pelo consultor técnico Armando Roberto Cerchi Nascimento, sobre o funcionamento do programa.
Haverá ainda painéis sobre a estrutura tecnológica do Interlegis; oportunidades da comunicação social nessa rede; informações econômicas, sociais e orçamentárias; bases de dados jurídicas e oportunidades para as funções de treinamento; modernização administrativa; e a importância do Interlegis para o poder Legislativo e para a sociedade.
Na reunião de hoje com os diretores do Senado, Ronaldo Cuinha Lima chamou a atenção de todos para a importância da criação desse novo sistema, que vai contribuir para o fortalecimento do Legislativo e, conseqüentemente, da democracia. O primeiro secretário ressaltou o apoio conferido ao programa pelo presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães. A diretora executiva do Prodasen expôs, em seguida, a programação do evento para os próximos dias 17 e 18.
Já o diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita, destacou a importância de se aproveitar esse encontro dos Legislativos federal, estaduais e municipais para uma consistente troca de idéias. Para ele, o Senado deve conduzir os painéis com a preocupação, principalmente, de ouvir as sugestões e as necessidades dos estados e dos municípios, de modo a evitar a instalação de um programa que acabe não despertando real interesse dos Legislativos estaduais e municipais. Fernando César Mesquita sugeriu ainda que o Interlegis se constitua num veículo importante para deputados estaduais e vereadores poderem acompanhar a execução orçamentária federal.07/04/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Interlegis vai revolucionar comunicação do Legislativo, diz primeiro-secretário
Para 900 municípios, computador doado pelo Interlegis foi o primeiro do serviço público local
PROJETO DETERMINA QUE CONCLUSÕES DAS CPIS TERÃO PRIORIDADE NO MINISTÉRIO PÚBLICO
Quem perder casa por causa de chuvas terá prioridade nos programas habitacionais, determina projeto de Romeu Tuma
Primeiro-secretário anuncia mudança na compra de passagens para senadores
Nordeste é prioridade em programa de alfabetização, diz secretário