Internauta pode opinar sobre aborto de fetos anencéfalos
Durante o mês de novembro, o internauta pode opinar sobre o projeto (PLS 227/04) que permite o aborto no caso de fetos anencéfalos. A enquete sobre o tema é organizada pela Agência Senado em parceria com a Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) e pode ser acessada no lado direito da página principal do Portal de Notícias do Senado.
O PLS 227/04, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), altera o artigo 128 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), que lista os casos em que "não se pune o aborto praticado por médico". O Código já prevê entre essas exceções as situações em que não há outro meio de salvar a vida da gestante e aquelas em que a gravidez resulta de estupro.
O projeto de lei apresentado por Mozarildo Cavalcanti exclui a punição também no caso de anencefalia, quando se identifica no feto a ausência de partes substanciais do cérebro. A falta dos hemisférios é a principal característica da anomalia.
Atualmente, o PLS 227/04 tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda parecer do relator, senador Edison Lobão (PMDB-MA)
03/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH aprova projeto que regulamenta aborto de fetos anencéfalos
Internauta pode opinar sobre exame da OAB em nova enquete da Agência Senado
Internauta pode opinar sobre reserva de vagas para idosos em concursos públicos
CCJ pode votar projeto que permite ao internauta opinar sobre matérias em tramitação no Senado
STF retoma nesta quarta-feira (11) votação sobre gestação de fetos anencéfalos
Projeto que permite aborto de anencéfalos pode ser votado na próxima semana