Internauta quer que direitos previstos na CLT sejam estendidos aos empregados domésticos



Os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem ser estendidos aos empregados domésticos. Essa é a opinião de 1.300 internautas que votaram na enquete disponibilizada durante todo o mês de fevereiro nas páginas da Agência Senado e da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop). Do total de 2.064 votantes, 764 votaram contra a iniciativa, tema do PLS 293/06.

O projeto que serviu como tema para a enquete foi elaborado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a partir de sugestão apresentada pela Associação Tangaraense das Empregadas Domésticas, de Tangará da Serra (MT). A matéria encontra-se com o relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que está preparando parecer para apresentar à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Entre os direitos que o PLS 293 assegura ao empregado doméstico estão: salário-mínimo, irredutibilidade de salário, décimo-terceiro com base na remuneração integral, férias anuais remuneradas com pelo menos um terço a mais do que o salário normal, licença à gestante sem prejuízo do emprego e do salário e repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

Os internautas foram convidados a responder a pergunta: "Você é a favor ou contra a extensão dos direitos previstos na CLT aos trabalhadores domésticos (PLS 293/2006)?". Durante todo o mês de março, a enquete Agência Senado / Sepop é a seguinte: "Qual a sua opinião sobre a proposta da ortotanásia, que permite ao doente terminal decidir sobre a suspensão dos procedimentos médicos que o mantém vivo? (PLS 524/09)".



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empregados domésticos terão direitos trabalhistas ampliados

Lindbergh apresenta PEC que amplia direitos dos empregados domésticos

Senado vai debater ampliação dos direitos dos empregados domésticos

OIT aprova igualdade de direitos trabalhistas para empregados domésticos

Direitos mais amplos para empregados domésticos têm apoio de 85%

Paim comemora conquista de direitos pelos empregados domésticos