Invasão de prédio da Embrapa pelo MST causa preocupação



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Osmar Dias (PDT-PR), manifestou, em audiência pública realizada nesta terça-feira (3) com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, preocupação com a ocupação, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da estação experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Paraná. Ele disse que a ocupação provoca a paralisação de pesquisas importantes, causando prejuízos ao desenvolvimento agrário.

Osmar Dias pediu ao ministro o envio de ofício aos ministérios responsáveis pela solução do problema (Justiça, Agricultura e Desenvolvimento Agrário), solicitando providências para cessar a ocupação. Roberto Amaral não se comprometeu a enviar o ofício, mas defendeu o diálogo com o MST como a melhor forma de solucionar o problema.

O presidente da CE também disse estar preocupado com a falta de legislação específica para os transgênicos e de proteção à biodiversidade brasileira, ante o assédio estrangeiro. O ministro respondeu que o governo prepara projeto sobre o assunto que leve em consideração os interesses do consumidor. Com relação à biodiversidade, Roberto Amaral disse que é intenção do governo trabalhar a partir do projeto já aprovado pelo Senado, de autoria da ministra do Meio Ambiente, a senadora licenciada Marina Silva, e relatado pelo próprio Osmar Dias.

Alcântara

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) questionou o ministro sobre o acordo firmado pelo governo passado com os Estados Unidos para a utilização da Base de Lançamento de Alcântara (MA). Outra preocupação do senador mineiro diz respeito à compra de aviões pelo governo brasileiro. Hélio Costa teme que a operação não gere transferência de tecnologia para o Brasil.

Roberto Amaral disse que o Acordo de Alcântara é lesivo ao Brasil e que as negociações com os Estados Unidos somente serão reabertas se os norte-americanos aceitarem discutir novos termos. Conforme o ministro, o governo quer firmar acordos de cooperação com outras nações, incluindo sempre a transferência de tecnologia.

- Vamos optar, sempre que possível, pelo fortalecimento da indústria nacional e pela transferência de tecnologia - garantiu Roberto Amaral.

Hélio Costa anunciou que ele e Osmar Dias apresentarão requerimento para a criação de uma subcomissão, no âmbito da Comissão de Educação, específica para discutir os assuntos relacionados à ciência e tecnologia.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de manutenção de pontes na capital paulista causa preocupação, diz Marta Suplicy

Senadores da CRA condenam invasão de terra pelo MST

ACM CONTRA OCUPAÇÃO DE PRÉDIO PELO TRT PAULISTA

JUVÊNCIO DENUNCIA INVASÃO DE TERRAS PRODUTIVAS PELO MST

Invasão da Câmara resultou em prejuízo de R$ 102,6 mil e pelo menos 35 feridos

Flexa Ribeiro critica invasão e incêndio de fazenda pelo MST