Investigação contra crime organizado reúne autoridades em Brasília



A primeira edição do Seminário Internacional sobre Repressão ao Crime Organizado acontece nesta terça (19) e quarta-feira (20), em Brasília (DF). Participam do encontro policiais federais, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, parlamentares, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e autoridades internacionais.

O encontro vai promover debates sobre técnicas de investigação para o combate ao crime transnacional, dentro do esforço de corresponsabilidade entre os países, principalmente na região sul americana.

Estarão presentes na cerimônia de abertura, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Antônio Dias Toffoli, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, além de outras autoridades.

Também serão discutidas as questões legais e operacionais que estão relacionadas à técnica de interceptar comunicações telefônicas e telemáticas. Representantes de sete países (Canadá, Colômbia, EUA, França, Inglaterra, Nova Zelândia e Portugal), além do Brasil, apresentarão seus modelos de legislação que regulamentam a atividade.

A Lei de Interceptações brasileira foi instituída em 1996 e passa atualmente por várias discussões no Congresso Nacional. Durante o seminário, serão apresentados os aspectos identificados pela “CPI do Grampo” e experiências de sucesso que subsidiarão no aprimoramento da atual legislação brasileira.

Fonte:
Ministério da Justiça

 



18/05/2010 20:37


Artigos Relacionados


Autoridades defendem medidas rigorosas contra crime organizado

Randolfe cobra ação do Estado para proteger autoridades que atuam contra crime organizado

Seminário reúne maiores especialistas em crime organizado

Serys cobra ação contra crime organizado

Tebet pede união contra o crime organizado

Academia de Polícia busca ações contra o crime organizado