Ipea divulga nesta sexta análise das relações entre Brasil e China
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta sexta-feira (8), às 10h, em Brasília, o segundo “Comunicado do Ipea” de uma série de três estudos que têm como tema os países do Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com enfoque na China. A divulgação da pesquisa “As relações bilaterais Brasil-China: a ascensão da China no sistema mundial e os desafios para o Brasil” terá transmissão ao vivo pelo portal do Ipea na internet.
O estudo é um documento inédito encomendado pelo Ministério das Relações Exteriores ao instituto, e será entregue aos membros do governo e empresários integrantes da comitiva que visitará a China com a presidenta Dilma Rousseff, em 12 de abril.
O texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos, e aponta oportunidades e ameaças. O comunicado propõe, ainda, estratégias disponíveis enfrentar os desafios da ampliação das relações com os chineses.
A série de comunicados terá ainda um estudo sobre as relações bilaterais de comércio e investimento do Brasil com os outros países dos Brics. A primeira pesquisa da série, “Internacionalização das empresas chinesas: as prioridades do investimento direto chinês no mundo”, foi apresentada no último dia 6 e está disponível para consulta no site do Ipea.
A cúpula dos Brics será realizada em 14 de abril, na cidade de Sanya, na China.
Fonte:
Ipea
07/04/2011 17:57
Artigos Relacionados
CAE debate relações comerciais entre Brasil e China
Ipea divulga análise de custo e tempo de processos judiciais nesta quinta
Ipea divulga análise sobre bancos públicos federais nesta quarta
Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China
Audiência pública discutirá relações comerciais entre Brasil e China
Casildo Maldaner destaca relevância das relações bilaterais entre Brasil e China