Iris acha que Brasil tem chance única de se afirmar como grande produtor de carne
- O Brasil tem uma chance única de abrir de uma vez por todas os mercados internacionais para a nossa carne, adotar uma política agressiva, publicitária e diplomática e preparar um projeto de desenvolvimento da pecuária nacional que nos permita realmente abastecer o mercado brasileiro e conquistar os principais mercados do mundo - disse Iris.
O senador lamentou, no entanto, a situação dramática em que vive a agricultura brasileira.
- Os produtores de grãos e os pecuaristas estão em uma posição difícil. Até existe crédito, mas os juros são insuportáveis, e um pecuarista só pode sobreviver se adotar um programa de cruzamento industrial, porque a criação de gado leiteiro ou de abate, puro e simples, é ato de heroísmo - disse.
Iris Rezende lembrou que todos os insumos necessários à pecuária subiram muito de preço nos últimos cinco anos, mas a carne e o leite estão com preços estáveis. Ele disse ainda que, antes, 80% da população brasileira vivia no campo. Hoje, a proporção se inverteu. - E essa mudança trouxe um enorme preconceito contra o produtor rural, que é chamado de forma pejorativa de "coronel", como se fosse um retrógrado - disse.
Em apartes, os senadores Osmar Dias (PSDB-PR) e Ramez Tebet (PMDB-MS) elogiaram o discurso de Iris, a quem consideraram como o ministro da Agricultura responsável pelo salto de 50 para 70 milhões de toneladas de grãos registrado no Brasil.
02/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil será maior produtor mundial de carne
Íris de Araújo diz que é preciso "dar uma chance" às reformas previdenciária e tributária
Lauro Antônio: Brasil pode se tornar grande produtor de potássio
Eurípedes elogia fim da cobrança em cascata da Cofins, mas acha alíquota única muito alta
IRIS REZENDE APONTA A AGRICULTURA COMO SAÍDA PARA O BRASIL
Renan Calheiros sugere "Sebrae rural" e diz que ONU prevê Brasil como o maior produtor de alimentos