Lauro Antônio: Brasil pode se tornar grande produtor de potássio



O senador Lauro Antônio (PR-SE) afirmou em Plenário nesta segunda-feira (19) que o país, e o estado de Sergipe em particular, poderá em breve tornar-se grande produtor de potássio, elemento fundamental para a produção de fertilizantes. O avanço no setor diminuiria a necessidade de importação do produto e tornaria o país mais competitivo no mercado externo.

Lauro Antônio lembrou que a produção atual de grãos do país é de 159 milhões de toneladas anuais, com previsão de aumento de 40% até 2019. Com isso, o consumo de fertilizantes também deve crescer. O senador alertou que, hoje, o Brasil só produz 10% dos insumos usados no agronegócio e na agricultura familiar.

O parlamentar destacou que o país tem potencial para elevar consideravelmente sua produção. Ressaltando que Sergipe é o único produtor de potássio no Brasil, ele mencionou diversos projetos em andamento no estado, para exploração de recursos ainda armazenados no subsolo.

- Sergipe, além de ser o único produtor de potássio do País, guarda em seu subsolo a maior reserva desse mineral em todo o hemisfério sul. Acreditamos que, num futuro próximo, despontaremos como polo de produção de fertilizantes capaz de atender a crescente demanda agrícola do país e reduzir as importações do produto - disse Lauro, prevendo redução do preço dos alimentos no mercado interno e benefícios para a economia sergipana.



19/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil poderá se tornar maior produtor e exportador de alimentos, diz Neuto de Conto

Antonio Carlos Júnior diz que Chávez pode tornar mais agudas as contradições do Mercosul

Iris acha que Brasil tem chance única de se afirmar como grande produtor de carne

Brasil pode tornar-se líder de bioeconomia, diz diretor da CNI

BRASIL PODE SER O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE CAMARÕES, DIZ CRIADOR

Luiz Otávio: Pará pode se tornar o corredor de exportações do Brasil