Iris conclama Lula e o Brasil a lutarem pelo fim da guerra



A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) propôs em Plenário nesta quinta-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça uma nova rodada de viagens internacionais para pregar o fim da guerra contra o Iraque.

- Se o presidente imediatamente conquistou uma alta respeitabilidade internacional, como brasileiros, cabe-nos reforçá-la e impulsioná-lo a utilizar essa liderança com a finalidade de percorrer as nações incitando-as a atuarem no sentido de desativar a guerra e proclamar o diálogo e a concórdia - defendeu a senadora.

Iris afirmou que é preciso desprendimento e espírito público para reconhecer que todas as pessoas e governos têm responsabilidade sobre o que acontecendo no Golfo Pérsico. O conflito naquela região, opinou, não diz respeito apenas a George W. Bush e Saddam Hussein, mesmo porque todos serão afetados, direta ou indiretamente, pelo que lá está acontecendo.

O papel do presidente Lula, disse a senadora, deve ser coerente com a alta estima e otimismo que o país revelou nas últimas eleições. Por isso, acrescentou, é preocupante que -agourentos- tentem fazer o país retornar a uma rota de pessimismo, baixa estima e fragilidade.

Iris de Araújo reconheceu que o país enfrenta sua própria guerra contra a pobreza e a criminalidade, mas isso, a seu ver, não justifica subestimar a capacidade e o potencial brasileiros para assumir uma postura mais aguerrida no cenário internacional.

Quanto aos -agourentos-, a senadora sugeriu uma trégua, pois -fragilizar o governo Lula não interessa ao Brasil e não interessa à paz-.

- O mundo está em guerra. Ninguém está protegido. E muitos de nós continuamos agindo como se não fosse conosco, como se estivéssemos fora dessa nau globalizante e seus nefastos interesses. Não nos cabe agora a atitude de forjar um ambiente psicológico negativo para o governo do presidente - afirmou a senadora.



03/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam conclama eleitores a lutarem em favor da educação e ecologia

AMIR LANDO CONCLAMA SENADORES A LUTAREM PELA PETROBRAS

Sérgio Guerra critica loteamento da máquina pública pelo governo Lula

IRIS CONCLAMA PMDB À UNIÃO

Íris de Araújo conclama governo a mudar logo o país

IRIS REZENDE QUER QUE GOIÁS E DF SEJAM ATENDIDOS PELO GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA