Iris de Araújo defende investimentos públicos em agronegócio
Na total ausência de políticas públicas desenvolvimentistas para a superação dos desequilíbrios regionais, o investimento público direcionado ao agronegócio representaria um revigoramento para as regiões mais atrasadas, conforme defendeu nesta terça-feira (1º) a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO). Para ela, não há outra solução mais eficiente para os graves problemas econômicos e sociais por que passa o Brasil no momento.
- O investimento público direcionado para o interior brasileiro tem o poder de atacar todos os principais problemas nacionais, a começar pela fome e pela miséria - afirmou a senadora.
De acordo com Iris, o agronegócio, que abarca a agricultura, a pecuária e a transformação industrial que sofrem os produtos naturais dessas duas atividades primárias, é responsável por 40% das exportações brasileiras. Nos últimos dois anos, o saldo comercial do agronegócio tem ficado em torno de US$ 20 bilhões. Como o saldo comercial dos demais setores da economia tem sido negativo, disse ela, não fosse o superávit desse setor a balança comercial teria sido deficitária em 2001 e 2002.
Para a senadora, é chegada a hora de promover uma -positiva e decisiva volta ao campo-. O investimento no setor primário tem alto impacto no crescimento, de modo que, em época de poucos recursos públicos disponíveis, disse ela, o imenso potencial ainda não explorado do setor agropecuário traz retorno garantido, como tem ocorrido nos últimos anos.
A força exportadora do campo, conforme Iris, também pode contribuir para diminuir a vulnerabilidade externa da economia, se o setor público investir no agronegócio. Além disso, acrescentou, ao contribuir para a superação dos desequilíbrios regionais, a valorização da agricultura, da pecuária e da transformação dos produtos primários também desestimulam o êxodo rural. Assim, completou a senadora, o agronegócio contribuirá para impedir que as metrópoles continuem a ser espaços de injustiças que geram fome, desemprego, violência e criminalidade.
01/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo: há um clamor nacional por modificações no comportamento dos agentes públicos
Iris de Araújo defende negociação de reforma
Iris de Araújo defende valorização do empregado doméstico
Íris de Araújo defende implantação de escola em tempo integral
Iris de Araújo defende redução na taxa básica de juros
Iris de Araújo defende prioridade para votação da reforma política