Iris pede mais mobilização em favor do meio ambiente



A senadora Iris Araújo (PMDB-GO) lamentou nesta terça-feira (6) que o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tenha transcorrido sem grandes mobilizações no país. Primeira oradora da sessão plenária, ela lembrou a importância da preservação ambiental e destacou que uma pesquisa do instituto Vox Populi constatou que o brasileiro está se conscientizando mais sobre as questões do meio ambiente, já que, atualmente, apenas 14% dos entrevistados julgam que o Brasil não tem problemas nessa área - contra um percentual de 47% em 1992.

Entretanto, de acordo com a mesma pesquisa, disse a senadora, apenas 6% dos entrevistados consideram a degradação ambiental um problema pior do que o desemprego, a violência e outros. Para Iris, no entanto, as questões se relacionam, uma vez que tais problemas seriam, em sua opinião, produzidos pelas anomalias do sistema capitalista.

A representante de Goiás alertou para o aumento da devastação, informando que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpe), entre 1995 e 2000 foram desmatados, em média, 1,9 milhão de hectares da floresta por ano.

06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defesa do meio ambiente exige mobilização, diz Paim

Iris de Araújo tem audiência com integrantes do Instituto do Meio Ambiente de Goiás

ODACIR DEFENDE INICIATIVAS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente

Serys destaca ações do governo do Amazonas em favor do meio ambiente

LOBÃO APELA EM FAVOR DA AMAZÔNIA E RECLAMA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE