Iris propõe criação da Bolsa Universitária
Pela proposta, que será apresentada na forma de projeto de lei, todos os estudantes comprovadamente pobres que forem selecionados nos exames vestibulares terão acesso garantido à universidade, disse Iris Rezende.
Segundo o senador, o Brasil tem hoje 50 milhões de estudantes em todos os níveis (do primário ao superior), freqüentando 230 mil escolas públicas e privadas, distribuídas nos 5.500 municípios brasileiros. Daquele total - comentou - apenas 9,5 milhões concluem o segundo grau. Dos estudantes que concluem o segundo grau, apenas 3,4 milhões concorrem anualmente ao exame Vestibular, disputando 900 mil vagas, das quais 220 mil nas universidades públicas e 680 mil nas universidades particulares.
Há atualmente no Brasil - prosseguiu Iris Rezende - 2,4 milhões de alunos matriculados no curso superior. Desses, 1,330 milhão estão matriculados no curso noturno e apenas 300 mil nas universidades públicas.
O senador baseou-se em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para dizer que há uma estreita relação entre nível de renda e escolaridade, já que as chances de ascensão social diminuem à medida que se reduz o acesso à educação superior. Segundo Iris Rezende, o Brasil não pode continuar desperdiçando a inteligência de muitos jovens de famílias pobres, que é o que se faz ao impedir que eles cheguem até a universidade, principalmente aos cursos que exigem mais dos alunos, como os de Engenharia e Medicina.
04/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hélio Costa propõe criação da Fundação de Pesquisa Universitária
Hélio Costa propõe criação de Fundação de Pesquisa Universitária
Escola da Família inscreve até o dia 10 para bolsa universitária
Paim comemora lançamento do Bolsa Permanência Universitária
Moreira Mendes destaca Programa Bolsa Universitária
Cristovam defende maior contrapartida dos alunos para concessão da bolsa universitária