Paim comemora lançamento do Bolsa Permanência Universitária
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou o lançamento do programa Bolsa Permanência do governo federal, para ajudar estudantes de baixa renda no ensino superior. O parlamentar é autor de projeto de 2010 com o mesmo teor, que tramita no Senado, e considerou o benefício um avanço e uma "grande vitória" para os jovens.
O Bolsa Permanência é uma ajuda financeira de R$ 400 mensais a estudantes de baixa renda e R$ 900 a alunos indígenas e quilombolas. Para receber o benefício é preciso ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, estar matriculado em cursos de graduação com carga horária superior ou igual a cinco horas diárias, e não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar para se formar.
– Esse apoio vai ser fundamental para a sua formação, ou seja, alimentação, roupa, transporte, livros – destacou.
Paim é autor de um projeto (PLS 214/2010) que propõe bolsa de um salário mínimo, com contrapartida do bolsista por meio de prestação de serviços à União, com a duração de vinte horas semanais em regime de estágio. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) é o relator da matéria que está em exame na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
– Que bom que a gente vê que propostas que nós apresentamos lá em 2010, inspiraram o Ministério na criação de importantes programas como esse. A falta de possibilidade de custear a formação universitária já fez com que muitos jovens tivessem que abdicar do seu sonho – disse Paulo Paim.
O senador parabenizou os estudantes pela conquista desse direito e lembrou de quando era aluno do Senai e recebia auxílio de um salário mínimo.
– Foi dessa caminhada que surgiu esta proposta. Que bom que estamos avançando – afirmou.
22/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita registra lançamento da Bolsa Permanência para estudantes de baixa renda
Suplicy comemora dez anos do lançamento do programa Bolsa Família
Paim comemora lançamento da campanha "Preconceito, Discriminação Zero"
Paim comemora lançamento de campanha dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Paim comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação e apóia aposentados da Varig
Iris propõe criação da Bolsa Universitária