Iris Resende pede redução na taxa de juros e mudança nos rumos da economia brasileira
Na avaliação do senador, os juros praticados no Brasil estão servindo para concentrar mais ainda as riquezas e assegurando ganhos elevados para quem já recebe muito. Ele destacou que os bancos estão sendo os maiores beneficiados com a atual política econômica. Os recursos que deveriam ser investidos em saúde, educação, segurança pública e outros setores sociais, registrou Iris Resende, são repassados para o pagamento dos juros.
- Com juros aceitáveis, o país tem tudo para crescer. Através dos créditos disponíveis, nosso povo atenderá ao chamado para a produção e dará uma resposta fabulosa aos céticos e ortodoxos que insistem numa receita monetarista que já provou o seu conteúdo nefasto - afirmou Iris Resende.
Iris Resende informou que o governo federal vem comprometendo mais de 70% da receita dos impostos com o pagamento de juros. O senador acrescentou que a cada aumento da taxa de juros - que hoje está em 19% ao ano - o governo é obrigado a desembolsar mais dinheiro para o pagamento dos investidores.
- É hora de mudar a rota dos acontecimentos, de apostar na produção e na retomada do crescimento econômico como as grandes armas para vencer a fome e assegurar a felicidade do nosso povo. É preciso acreditar na força do trabalho, que tudo transforma. Com esses juros exorbitantes não iremos a lugar nenhum - disse Iris.
26/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo defende redução na taxa básica de juros
José Pimentel apoia redução de juros e elogia condução da economia brasileira
Conjuntura internacional determinará rumos da taxa de juros, diz presidenta
Casildo Maldaner comenta crise mundial e pede juros menores para fortalecer economia brasileira
Iris de Araújo sugere redução gradativa dos juros
PEDRO SIMON PEDE A FHC MUDANÇA NOS RUMOS DO GOVERNO