Iris Resende pede redução na taxa de juros e mudança nos rumos da economia brasileira



A redução dos juros é fundamental para que o Brasil cresça e ofereça oportunidades de emprego aos quase 2 milhões de jovens que ingressam anualmente no mercado de trabalho, afirmou o senador Iris Resende (PMDB-GO). Os jornais noticiaram na semana passada que os juros brasileiros, pelo quarto ano consecutivo, foram classificados como os mais altos dentre as 40 principais economias do mundo. "O Brasil precisa mudar os rumos de sua economia", disse.

Na avaliação do senador, os juros praticados no Brasil estão servindo para concentrar mais ainda as riquezas e assegurando ganhos elevados para quem já recebe muito. Ele destacou que os bancos estão sendo os maiores beneficiados com a atual política econômica. Os recursos que deveriam ser investidos em saúde, educação, segurança pública e outros setores sociais, registrou Iris Resende, são repassados para o pagamento dos juros.

- Com juros aceitáveis, o país tem tudo para crescer. Através dos créditos disponíveis, nosso povo atenderá ao chamado para a produção e dará uma resposta fabulosa aos céticos e ortodoxos que insistem numa receita monetarista que já provou o seu conteúdo nefasto - afirmou Iris Resende.

Iris Resende informou que o governo federal vem comprometendo mais de 70% da receita dos impostos com o pagamento de juros. O senador acrescentou que a cada aumento da taxa de juros - que hoje está em 19% ao ano - o governo é obrigado a desembolsar mais dinheiro para o pagamento dos investidores.

- É hora de mudar a rota dos acontecimentos, de apostar na produção e na retomada do crescimento econômico como as grandes armas para vencer a fome e assegurar a felicidade do nosso povo. É preciso acreditar na força do trabalho, que tudo transforma. Com esses juros exorbitantes não iremos a lugar nenhum - disse Iris.

26/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo defende redução na taxa básica de juros

José Pimentel apoia redução de juros e elogia condução da economia brasileira

Conjuntura internacional determinará rumos da taxa de juros, diz presidenta

Casildo Maldaner comenta crise mundial e pede juros menores para fortalecer economia brasileira

Iris de Araújo sugere redução gradativa dos juros

PEDRO SIMON PEDE A FHC MUDANÇA NOS RUMOS DO GOVERNO