Iris de Araújo sugere redução gradativa dos juros
Desonerar a produção nacional por meio de um processo gradativo de redução na taxa de juros. Essa é a sugestão apresentada pela senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) para a retomada do crescimento econômico. Ela disse que, passada a fase mais difícil para a iniciante equipe econômica, este é o momento de -aprofundar a rota, não mais na direção do sacrifício, mas de um atenuante que nos aponte a sonhada retomada do crescimento econômico com a conseqüente geração de emprego e renda-.
Para a senadora, os efeitos colaterais das altas taxas de juros reprimem o consumo e levam as empresas à agonia.
- Os números de nossa economia comprovam que é preciso, se não um cavalo-de-pau, ao menos um giro no timão - afirmou. Iris de Araújo citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -mostram que a ortodoxia, necessária porém recessiva- aumentou o índice de desemprego de 10,5%, em dezembro de 2002, para 12,4% em abril deste ano. A renda do brasileiro, na mesma rota, caiu 7,7% em relação a abril de 2002, enfatizou a senadora.
Iris de Araújo apresentou outros dados do IBGE mostrando que houve queda no comércio varejista de 11,31% em março deste ano, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Segundo ela, isso reflete o impacto negativo dos juros altos. A queda também foi registrada no volume de vendas do comércio, que foi de 5,98% no primeiro trimestre do ano.
30/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo sugere que governo baixe os juros com cautela
Iris de Araújo defende redução na taxa básica de juros
Íris de Araújo defende redução da carga tributária, que consome quase 40% do PIB
Iris Resende pede redução na taxa de juros e mudança nos rumos da economia brasileira
Aelton sugere redução de 1,5 ponto percentual na taxa de juros
Ideli comemora aprovação de redução gradativa da DRU para a educação