Iris Rezende defende Nelson Jobim



Pelo segundo dia consecutivo, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) defendeu o ministro Nelson Jobim, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em decisão tomada nas primeiras horas de sábado, garantiu a realização da convenção nacional do PMDB em Brasília, no último fim de semana. O senador já havia apoiado a decisão do ministro na segunda-feira (17), quando foi criticada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Iris Rezende lembrou que Requião criticou Jobim por ter despachado o pedido da Executiva Nacional do PMDB já a noite, mas observou que também foi à noite que o juiz do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sálvio Figueiredo, concedeu liminar favorável à solicitação de Requião para o cancelamento da convenção. Ele frisou que ninguém, na convenção, criticou Requião por ter procurado o juiz à noite.

- É um recurso que o cidadão tem quando sente seus direitos prejudicados - afirmou o senador.

Iris Rezende argumentou que o presidente do TSE não poderia deixar de receber a Executiva Nacional do partido poucas horas antes do programado início da convenção. Lembrou que o partido já havia gasto muito dinheiro com passagens e hospedagens dos convencionais.

Conforme, o parlamentar o ministro Nelson Jobim tem total lisura no trato da Justiça e na aplicação das leis. Explicou que tomava sua defesa para evitar que piorasse a opinião de milhões de brasileiros sobre a integridade do Poder Judiciário.

- O ministro Nelson Jobim está a impressionar o país pelas suas decisões, sua seriedade, sua competência. Qualquer senador tem o direito de criticar quem quer que seja. É com consciência do dever cumprido que venho a esta casa dizer que o ministro Nelson Jobim é um exemplo de juiz e merece todo o nosso respeito - afirmou Iris Rezende.



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende defende decisão de Nelson Jobim

IRIS REZENDE DEFENDE.REFORMA POLÍTICA

IRIS REZENDE DEFENDE GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ

Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo

Nelson Jobim defende na CCJ o controle externo do Judiciário e a súmula vinculante

SAAD HOMENAGEIA IRIS REZENDE