IRIS REZENDE DEFENDE GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ



O senador Iris Rezende (PMDB-GO) defendeu nesta segunda-feira (dia 6) o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, das acusações de que teria sido responsável pela violência da ação policial que culminou na morte do funcionário da Novacap, José Ferreira da Silva, e na perda do olho esquerdo de outros dois. Iris lembrou a trajetória política de Roriz e garantiu que o governador nunca foi dado a atos de brutalidade, agressão ou desrespeito às pessoas. "Ele sempre foi voltado às camadas mais pobres da população", afirmou o senador.
Iris explicou que está acompanhando com serenidade as atitudes de Roriz e disse estar certo de que o governador irá às últimas conseqüências para apurar todas as circunstâncias da ação policial e punir os responsáveis. Para assegurar a total transparência do processo, continuou o senador, Roriz convidou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e a Polícia Federal para acompanharem as investigações.
O senador Edison Lobão (PFL-MA), em aparte, disse saber o quanto é difícil para um governante controlar todas as ações de governo. "Roriz não tem vocação de tirania ou do exercício do arbítrio", afirmou. Lobão manifestou sua solidariedade a Roriz e disse que também está acompanhando as providências que estão sendo tomadas. O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) disse que não esperava outra atitude de Roriz. Para ele, a polícia de Brasília precisa ser a mais preparada, até para servir de exemplo para outros estados. O senador defendeu um controle maior sobre as polícias militares devido às sucessivas chacinas em que estão envolvidas, como a de Corumbiara.
Iris Rezende garantiu que ao final das apurações, as atitudes de Roriz vão servir de exemplo para todo o país. "Policiais vão pensar até mil vezes antes de cometer esse tipo de ato novamente", ressaltou o senador. Iris lembrou ainda que foi Roriz quem criou áreas no Distrito Federal para a população mais pobre. "Esse homem jamais estaria de acordo com violência contra os humildes", afirmou. O senador informou também que Roriz distribui 73 mil cestas básicas por mês, 81 mil litros de leite e 162 mil pães por dia e, brevemente, vai inaugurar 19 restaurantes populares que servirão refeições ao preço único de R$ 1,50. "Podemos afirmar que, hoje, ninguém passa fome no Distrito Federal", concluiu.

06/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


IRIS REZENDE HOMENAGEIA JOAQUIM CÂMARA FILHO

LAURO CAMPOS CRITICA ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ

MIRANDA LAMENTA MORTE DA IRMÃ DO GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ

Iris Rezende defende Nelson Jobim

IRIS REZENDE DEFENDE.REFORMA POLÍTICA

Iris Rezende defende decisão de Nelson Jobim