IRIS REZENDE HOMENAGEIA OS 27 ANOS DA EMBRAPA



O senador Iris Rezende (PMDB-GO) foi à tribuna nesta sexta-feira (dia 5) homenagear os 27 anos da Embrapa. Ele afirmou que, ao longo de sua história, a instituição vem "executando a pesquisa em sua dimensão mais elevada"
O representante de Goiás no Senado afirmou que a entidade, fundada em 1973, modernizou a agropecuária e a agroindústria brasileira, aumentando a oferta de alimentos dentro de uma política rigorosa de respeito ao meio ambiente.
De acordo com o parlamentar, a Embrapa desenvolveu milhares de tecnologias, o que vem possibilitando os consideráveis aumentos das safras agrícolas no país.
- A eficiência produtiva do setor tem atingido níveis extraordinários. Os custos de produção vêm diminuindo. O Brasil reduziu sua dependência externa quanto a tecnologias, insumos e materiais genéticos - assinalou Iris.
O senador informou existirem 37 centros de pesquisa da Embrapa, distribuídas em quase todos os estados. Ele destacou que a empresa, para se tornar um dos maiores centros de pesquisa tropical, investiu muito em recursos humanos. Entre seus oito mil empregados, dois mil são pesquisadores, dos quais 50% possuem diploma de mestrado e 43% têm diploma de doutorado.
Com a colaboração da Embrapa, a produção agrícola brasileira saltou de 38 milhões de toneladas, em 1975, para mais de 82 milhões de toneladas, ano passado, lembrou Iris. Ele informou que a empresa responde hoje por metade das sementes básicas comercializadas no país.
Para o senador, as descobertas da Embrapa possibilitaram que os 200 milhões de hectares de cerrado brasileiro, antes considerados como área inservível para a agricultura, passassem a ter uma produtividade extraordinária. Ele citou a disseminação do plantio da soja, desenvolvimento do primeiro milho duplo híbrido brasileiro tolerante a solos ácidos, e avanços na avicultura, na biotecnologia e na produção de borracha.
O senador informou ainda que o retorno financeiro proporcionado por todas as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa é estimado em mais de R$ 80 milhões anuais. A oferta de emprego no campo cresceu até 14%, acompanhada por uma redução de 10% no custo de insumos e de um aumento de 76% na produtividade
Ao final, Iris homenageou o senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), segundo ele "o homem que deu todo o apoio à agricultura no Brasil".
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) afirmou que a agricultura brasileira não estaria conseguindo se recuperar das dificuldades que tem encontrado sem o apoio da Embrapa.
Em outro aparte, o líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF), parabenizou Iris por sua postura em plenário na difícil votação do dia anterior, ao colocar o interesse do estado que representa acima das divergências políticas.

05/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Íris Rezende homenageia os 64 anos do jornal "O Popular"

SAAD HOMENAGEIA IRIS REZENDE

IRIS REZENDE HOMENAGEIA JOAQUIM CÂMARA FILHO

Iris Rezende parabeniza Roberto Marinho pelos seus 97 anos

Iris homenageia 29º aniversário da Embrapa

Iris Rezende apresenta proposta reduzindo para 16 anos a idade penal