Iris Rezende apresenta proposta reduzindo para 16 anos a idade penal



Lamentando que a Comissão Mista de Segurança do Congresso não tenha enfrentado a questão da idade penal, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) anunciou nesta quarta-feira (22) proposta de emenda à Constituição fixando em 16 anos a idade para a responsabilidade criminal. Ele afirmou que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com maiores taxas de homicídios entre jovens.

O senador disse que não é difícil convencer a sociedade brasileira da legitimidade dessa mudança, em sua opinião, "urgente e inadiável em face do novo cenário urbano marcado pelo surpreendente avanço do crime entre adolescentes". Ele afirmou que a juventude não se intimida mais em portar armas pesadas em salas de aula, com o nítido propósito de agredir.

Citando estudos realizados pela Unesco em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Ministério da Justiça, Íris Rezende disse que o número de homicídios entre adolescentes, nos últimos dez anos, cresceu 77% no Brasil. Somente em 2000, disse, quase 20 mil jovens, entre 15 e 24 anos, foram assassinados no país.

De acordo com o parlamentar, esse total de óbitos só se compara com as perdas registradas diariamente em regiões conflituosas como Colômbia e Oriente Médio. Diante de quadro social tão preocupante, ele considerou inadiável estabelecer políticas específicas para a juventude, visando ao seu aprimoramento educacional e psicológico, além de medidas para introduzi-los no mercado de trabalho.

Enquanto tais políticas não são aplicadas, Íris Rezende defendeu propostas paralelas em defesa da juventude que, ao mesmo tempo, assegurem a tranqüilidade requerida pelo conjunto da população. Ele disse que sua iniciativa é importante exatamente por propor sanar problemas estruturais da legislação penal.

Em defesa de sua proposta, o senador argumentou ainda que ela propicia mecanismos que funcionam como fator de justiça e conscientização, "imprescindíveis para o êxito de políticas públicas verdadeiramente comprometidas com o avanço social".

Fizeram apartes para apoiar a proposta de Íris Rezende os senadores Francisco Escórcio (PMDB-MA), Fernando Ribeiro (PMDB-PA), Chico Sartori (PSDB-RO), Romeu Tuma (PFL-SP) e Gilberto Mestrinho (PMDB-AM).



22/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende: reduzir idade penal ajudará a diminuir criminalidade

IRIS REZENDE HOMENAGEIA OS 27 ANOS DA EMBRAPA

Íris Rezende homenageia os 64 anos do jornal "O Popular"

Iris Rezende parabeniza Roberto Marinho pelos seus 97 anos

IRIS REZENDE PROPÕE CRITÉRIOS PARA FPE

IRIS REZENDE QUER MAIS FORÇA PARA COOPERATIVISMO