Iris Rezende protesta contra preço baixo do leite



O senador Iris Rezende (PMDB-GO) reclamou do governo federal medidas enérgicas contra a política das grandes empresas distribuidoras e processadoras de leite, que têm diminuído o preço pago aos produtores. A decisão, segundo disse, tomada de forma cartelizada, ocorre na entressafra, quando o custeio do rebanho custa mais caro para o produtor.

- O governo federal não pode aceitar que as multinacionais do setor decidam baixar, de 40 centavos para pouco mais de 20 centavos o litro, o preço pago ao produtor. Se concretizada, essa decisão vai quebrar a maior parte dos produtores de leite, em especial os pequenos e médios. Serão muitas milhares de famílias prejudicadas em sua renda e milhões de trabalhadores correndo o risco de perderem seus empregos rurais - afirmou.

Segundo Iris, o mais grave é que os empresários estão usando o racionamento de energia elétrica como pretexto para o corte nos preços. O senador lembrou que nos últimos anos o governo incentivou os produtores de leite a investirem na melhoria genética do rebanho e em equipamentos para garantir a qualidade do produto, como ordenhadeiras (mecanismos usados na ordenha) elétricas e unidades de resfriamento. "Agora, com renda menor, não conseguirão pagar seus empréstimos bancários", protestou.

O senador por Goiás afirmou que o governo brasileiro não pode permitir que os produtores que atenderam ao seu chamamento fiquem sem rumo, dependendo da decisão de três ou quatro grandes empresas para escoar seu produto. "Todos sabem que essas multinacionais podem importar leite subsidiado da Europa para suas indústrias, podendo prescindir da produção brasileira. Mas cabe ao governo federal barrar esta estratégia que penaliza a economia nacional", disse Iris Rezende.

Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Heloísa Helena (PT-AL) e Lauro Campos (PT-DF) protestaram contra a política lesiva aos interesses nacionais e aos produtores de leite, esmagados por grandes multinacionais.

Para Maguito Vilela (PMDB-GO), se o governo não socorrer os produtores de leite, o Senado deverá propor uma CPI para investigar a questão e identificar as forças responsáveis por esse esmagamento de milhares de pequenos e médios fazendeiros, que não conseguirão sobreviver sem um preço justo para sua produção.

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo

Iris Rezende quer combater discriminação contra o homem de origem rural

Iris Rezende pede atuação mais enérgica do governo contra Canadá

Iris Rezende pede empenho de todo o governo contra a doença da vaca louca

PARA IRIS REZENDE, RANCOR E VINGANÇA ESTÃO NA ORIGEM DE ACUSAÇÕES CONTRA OTONIEL MACHADO

ÍRIS PROTESTA CONTRA DENÚNCIAS INFUNDADAS