Iris Rezende quer combater discriminação contra o homem de origem rural
Iris Rezende citou dados divulgados pela imprensa segundo os quais apenas 2% dos negros chegam à universidade, para acrescentar que 40% daqueles que deixam o meio rural não encontram ambiente na cidade, e que apenas 2% deles ingressam no ensino superior.
O senador lembrou que se há 40 anos 80% da população brasileira vivia no campo, hoje este percentual não passa de 18%. Ele ressaltou que a situação tem sido agravada pelo "sistema financeiro selvagem vigente no Brasil", acrescentando que milhões de brasileiros perderam suas propriedades rurais quando buscaram financiamento agrícola.
Iris Rezende também chamou a atenção para o fato de que 90% dos cursos das universidades públicas funcionam durante o dia, o que impede o estudante pobre de frequentá-las, porque precisa trabalhar para sua subsistência. A esses estudantes, lamentou, resta a universidade particular. Ele reivindicou do governo medidas que garantam aos estudantes pobres o acesso à universidade e, principalmente, ao ensino médio. Ele defendeu a união dos governos federal, estaduais e municipais na busca de soluções e a destinação de mais recursos para a educação.
27/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
PARA IRIS REZENDE, RANCOR E VINGANÇA ESTÃO NA ORIGEM DE ACUSAÇÕES CONTRA OTONIEL MACHADO
IRIS REZENDE QUER MAIS FORÇA PARA COOPERATIVISMO
Iris Rezende protesta contra preço baixo do leite
Iris Rezende quer impedir a privatização das Centrais Elétricas de Goiás
PSDB quer ouvir Iris Rezende sobre acusações de envolvimento com Cachoeira
Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo