IRIS REZENDE QUER MAIS FORÇA PARA COOPERATIVISMO



Em discurso no plenário nesta quarta-feira (dia 7), o senador Iris Rezende (PMDB-GO) pediu às autoridades responsáveis todo apoio às medidas indicadas no documento Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Reecop), desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras. O movimento objetiva a modernização e saneamento financeiro das cooperativas e prevê, com a adoção das medidas indicadas, a geração de 45 mil novos postos de trabalho, desde que sejam investidos R$ 2,1 bilhões.
De acordo com Iris Rezende o alongamento das dívidas é componente chave do projeto, assim como a revitalização com a destinação de novos recursos para o setor. Iris Rezende acredita que os agentes financeiros precisam se engajar no processo, e não aumentar diariamente as exigências para liberação de crédito, como vem acontecendo. Iris Rezende informou que, com implantação do Reecop, as exportações das cooperativas brasileiras podem ultrapassar US$ 1,2 bilhão.
O senador acredita que com o cooperativismo e a valorização da união, solidariedade e companheirismo serão incentivados os pequenos negócios e fortalecida a agropecuária. De acordo com o senador, o Brasil tem hoje 5.513 cooperativas, abrigando 5,14 milhões de cooperados, sendo que 30% da produção agrícola brasileira são obtidos através desse sistema.
- O cooperativismo surgiu como resposta a uma crise de desemprego na Europa, em decorrência da Revolução Industrial. No Brasil de hoje, com desemprego, crise cambial, juros altos e desestímulo à produção agrícola, também podemos dar uma resposta tão efetiva quanto aquela dos primeiros associados que ousaram enfrentar os desafios e vencer a adversidade - disse Iris Rezende.
Em aparte o senador Francelino Pereira (PFL-MG) lembrou que é relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de três projetos que tratam do assunto. O senador informou que a comissão realizará uma audiência pública sobre o tema, provavelmente na próxima semana, para que a matéria seja votada até o fim do mês.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que o governo deve voltar os olhos para as cooperativas. O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) lembrou a iniciativa bem sucedida de Iris Rezende, quando era prefeito de Goiânia, de levar para a capital de Goiás os mutirões comuns na área rural.

07/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende quer impedir a privatização das Centrais Elétricas de Goiás

Iris Rezende quer combater discriminação contra o homem de origem rural

PSDB quer ouvir Iris Rezende sobre acusações de envolvimento com Cachoeira

Iris Rezende: decisão sobre armas é a mais próxima do consenso

IRIS REZENDE QUER QUE GOIÁS E DF SEJAM ATENDIDOS PELO GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA

Iris Rezende pede atuação mais enérgica do governo contra Canadá