Irmãos poderão ter vagas garantidas nas mesmas escolas
Irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica poderão passar a ter vagas garantidas na mesma escola pública próxima a sua residência. É o que prevê proposta aprovada nesta quarta-feira (23), em decisão terminativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
O autor do projeto de lei da Câmara (PLC 305/09), deputado Neilton Mulim (PR-RJ), chama a atenção para a situação em que irmãos não conseguem vaga na mesma escola, “sendo obrigados a estudar em locais separados e, às vezes, distante de suas residências, o que violenta flagrantemente o texto atual do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.
O relator da matéria na CDH, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), avaliou que o projeto procura “garantir os direitos sociais e fundamentais das crianças, ao tempo em que reconhece ser importante oferecer às famílias a opção de manter irmãos com idades próximas na mesma escola”.
O projeto foi aprovado com emenda da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) que visou recuperar parcialmente a preocupação do autor, alterada durante a tramitação da proposta nas comissões da Câmara dos Deputados. No texto original, o foco eram os irmãos gêmeos.
23/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crianças portadoras de necessidades especiais poderão ter vagas garantidas em escolas e creches
Brasil já tem 124 vagas garantidas nas Paralimpíadas de Londres
Filhos de artistas de circo poderão ter vagas asseguradas em escolas
Brasil busca vagas em modalidades ainda não garantidas
Brasil já tem 117 vagas garantidas nas Paralimpíadas de Londres 2012
Crianças a partir de quatro anos poderão ter direito a vagas em escolas próximas às suas casas