Isenção de IPI para máquina agrícola fabricada no Mercosul passa na CRA



Poderão ficar isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) máquinas e equipamentos agrícolas fabricados em países que integram o Mercosul quando adquiridos por agricultores familiares ou por cooperativa de produtores rurais. O benefício consta de projeto do senador Acyr Gurgacz (PDT-RO) aprovado nesta terça-feira (4) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A matéria segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais, onde terá decisão terminativa.

Em seu voto favorável ao projeto (PLS 35/10), o relator, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), ressaltou que a medida ajudará a reduzir os cursos da produção familiar, segmento relevante "para a produção de alimentos que abastece o mercado interno". Destacou ainda que a isenção será um incentivo "ao cooperativismo no meio rural e a todos os agricultores assim organizados".

Outro projeto aprovado nesta terça-feira na CRA foi o PLS 580/07, do senador Neuto de Conto (PMDB-SC), que garante a manutenção do seguro especial da Previdência Social para segurado que exercer atividade eventual pelo prazo máximo de 90 dias. O relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), apresentou parecer favorável e aumentou para 120 dias o prazo máximo para exercício de atividade eventual. A mudança se deveu ao argumento governista de que já existe a Lei 11.718/08, oriunda da Medida Provisória 432/08, que trata do mesmo assunto e garante os 120 dias. Osmar Dias e Neuto de Conto acusaram o governo de "plágio".

- O projeto será 'prejudicado' lá na frente porque há uma lei similar em vigor. Mas nós estamos aprovando para marcar posição e mostrar que o governo está nos exonerando do direito de legislar - disse o presidente da CRA, Valter Pereira (PMDB-MS).

Decisões adiadas

Na mesma reunião, Valter Pereira, retirou de pauta o PLS 325/06, que institui o Estatuto do Produtor Rural, atendendo a pedido da relatora, senadora Kátia Abreu (DEM-TO). A matéria, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), deverá ser analisada na reunião da próxima semana.

Valter Pereira também concedeu vista, solicitada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ao PLS 577/07, de autoria de Garibaldi Alves (PMDB-RN), que garante seguro-desemprego para trabalhador rural na eventualidade calamidades, e ao PLS 325/09, de Gilberto Goellner (DEM-MT), que estabelece prazo máximo de um ano para pagamento de créditos rurais de empresas em recuperação judicial. Atendeu ainda a um terceiro pedido de vista de Serys, ao PLS 326/09, também de Gilberto Goellner, que permite às empresas em recuperação judicial usar o crédito presumido da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do PIS/PASEP para compensar dívidas tributárias.

Agrotóxicos

Foi aprovado ainda requerimento para convocação de audiência pública para analisar a legislação sobre uso e controle de agrotóxicos, que terá como convidados o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, e o entomologista Geraldo Papa, da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também foi acolhido pedido de informação ao Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre as terras consideradas improdutivas em cada estado e que constam do Sistema Nacional de Imóveis Rurais. O requerimento pede também o percentual do que já foi desapropriado por ser considerado improdutivo.Ambos os requerimentos são dos senadores Gilberto Goellner e da senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

04/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada isenção de impostos para máquina de escrever em braile

Crise afeta exportação de máquina agrícola

Máquina agrícola fica isenta de licenciamento anual, decide CCJ

Isenção de impostos para compra de cadeiras de rodas passa na CDH

Passa na CCJ o Programa Fronteira Agrícola Norte

MERCOSUL/Parlamentares defendem política agrícola para combater subsídios