Isenção de IPI sobre carro usado por pessoa com deficiência e taxista pode ser prorrogada até 2014



A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos usados por pessoa com deficiência ou taxistas pode ser prorrogada até 2014, conforme projeto aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A matéria segue para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa.

A legislação que estabelece a isenção do imposto (Lei 8.989/95) prevê a concessão do benefício até o fim deste ano. Com a proposta (PLS 449/08), de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), pessoas com deficiência e taxistas estariam livres da cobrança do tributo, quando da compra de veículos, até 31 de dezembro de 2014.

Na justificação do projeto, o parlamentar pelo Rio de Janeiro destaca o alcance social da norma e afirma que a prorrogação do benefício "não afetará as metas de resultados fiscais". Em seu voto favorável à matéria, o relator, senador Flávio Arns (PT-PR), elogia a iniciativa de Dornelles.

Aposentados

Na mesma reunião, a CDH também acompanhou o voto favorável de Arns ao PLS 375/08, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). De acordo com a proposta, aposentados e pensionistas que recebem menos de seis salários mínimos poderão deduzir gastos com medicamentos da declaração anual do Imposto de Renda.

Na justificação da matéria, Paim explica que a legislação em vigor autoriza apenas a dedução de despesas com medicamentos usados por aposentados durante internações hospitalares. No entanto, o parlamentar lembra que o tratamento de pacientes em suas residências tem sido cada vez mais adotado, sendo inclusive incentivado por planos de saúde. Dessa forma, argumenta, é recomendável que os benefícios previstos em lei também alcancem aqueles que optam pelo tratamento domiciliar.

O projeto segue para decisão terminativa na CAE. 



11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prazo para troca de carro com isenção de IPI para taxista e pessoa com deficiência poderá ser reduzido

Carro de pessoa com deficiência pode manter isenção de IPI na transferência a herdeiros

Toda pessoa com deficiência poderá ter isenção de IPI na compra de carro

Taxista Microempreendedor Individual pode comprar carro com desconto

Portadores de deficiência poderão adquirir carro com isenção do IPI

Pessoa com deficiência poderá ter isenção de pedágio