Itamar Franco diz que José Alencar sempre defendeu o interesse nacional




O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) afirmou em Plenário que José Alencar sempre defendeu o interesse nacional. Foi assim, disse, em episódio em que se posicionou contrariamente à privatização da Companhia Vale do Rio Doce, em 1997. À época, José Alencar afirmou que a venda da estatal equivalia a "17 dias do pagamento do serviço da dívida", referindo-se à dívida externa brasileira, recordou Itamar.

O episódio aconteceu, relatou o senador, quando José Alencar concorria a uma vaga no Senado e ele próprio concorria ao governo do estado de Minas Gerais, e ambos saíam juntos em campanha. Itamar fez o relato durante parte da sessão destinada a homenagear o ex-vice-presidente, por determinação do presidente do Senado, José Sarney. O ex-vice-presidente José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, vítima de câncer após uma longa luta contra a doença.

Itamar Franco disse ainda que, quando presidente da República, chegou a convidar José Alencar para a pasta de Indústria e Comércio. Alencar, porém, recusou o convite e informou-o de que pretendia participar da convenção do PMDB e lançar seu nome para o governo de Minas Gerais.

-Olha, Itamar, você sabe como é que nós somos em Minas. Todos nós aspiramos em chegar ao governo de Minas um dia. Quero ir à convenção do PMDB, vou ganhá-la e vou ser candidato ao governo de Minas Gerais, razão pela qual não posso aceitar o seu convite- contou.

O senador mineiro recordou outro episódio, quando governava Minas Gerais. Numa ocasião, soube que faltava apenas a assinatura do representante do estado para a convocação da Executiva Nacional do PMDB. José Alencar tentou convencê-lo de que se tratavam apenas de boatos, porém Itamar não lhe deu crédito. Posteriormente, a versão de José Alencar se confirmou.

Ao final de seu discurso, o senador por Minas Gerais ressaltou as qualidades de Alencar como homem "sincero, digno, ético e guerreiro". E ressaltou a luta do político contra o câncer.



29/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Orlando Silva diz que força espiritual de José Alencar ficará sempre na memória

Lobão: "Congresso sempre votou leis de interesse nacional"

Ministro Moreira Franco lamenta morte de José Alencar

KLEINÜBING SEMPRE DEFENDEU REESTRUTURAÇÃO DA JUSTIÇA

SENADOR DIZ QUE MILTON CAMPOS SEMPRE DEFENDEU O ESTADO DE DIREITO

Alencar defendeu negociação 'soberana' de área de livre comércio